Para que serve o Guia Salarial do About Me?

As empresas utilizam o Guia Salarial para manter os salários da organização atualizados com aqueles praticados no mercado. Com isso, elas podem:

 

  1. Acessar informações que dão embasamento sobre os dados de mercado para negociar salários com colaboradores (ou candidatos em processos de recrutamento e seleção);
  2. Acessar dados que dão referência sobre salários e benefícios na abertura de novos cargos;
  3. Administrar corretamente os custos com a folha de pagamento.
  4. Praticar política estratégica de remuneração para atrair e reter talentos;
  5. Desenvolver um Plano de Cargos e Salários;
  6. Auxiliar o acompanhamento de negociações sindicais.


Estratégia e Vantagem Competitiva por trás das Definições de Salários

 

As decisões tomadas dentro das empresas, independentemente de seu porte, têm reflexos bons ou ruins que podem ser percebidos em curto ou longo prazo, dependendo da situação. Por este motivo, decisões estratégicas de gestão devem ser planejadas e levar em consideração diversos fatores que possam, de alguma forma, impactar na organização de maneira negativa.

 

Para a definição de salários, por exemplo, não poderia ser diferente. Para definir uma política salarial e implantá-la na empresa é necessário muito planejamento e dados confiáveis que possam embasar uma decisão consciente e que esteja de acordo com o mercado. As pesquisas de remuneração são utilizadas pelas companhias para que suas tabelas salariais possam ser criadas, avaliadas ou atualizadas de acordo com o segmento em que estão inseridas, tudo alinhado aos níveis e diferentes perfis de cargo.

 

Uma pesquisa recente divulgada pela associação de recursos humanos World at Work, mostrou que mais de 80% dos executivos de 400 empresas americanas utilizam ao menos duas pesquisas de remuneração para decidir o salário de uma vaga na organização. Isso porque acreditam que a combinação de dados de pesquisas de várias fontes possibilita a tomada decisão com muito mais precisão. 

 

O Brasil não é um país tão adepto das pesquisas ainda. Apesar de ser o quinto maior do mundo em extensão territorial e apresentar enormes diferenças salariais regionais, os dados ainda não são tão utilizados para tomar as decisões de remuneração. No entanto, para atrair mão de obra qualificada num cenário em que o número de vagas abertas é maior do que o de candidatos aptos para preenchê-las, as empresas precisam ter atenção na remuneração e no plano de carreira para conseguirem atrair e reter seus talentosDeste modo, é imprescindível que o uso de bases de pesquisas, não somente captadas junto à concorrência, ou seja, mesmo segmento, mas também que contemplem informações locais e regionais sejam utilizadas constantemente.