Pesquisa afirma que 45% dos brasileiros preferem remédios genéricos

Seção: MEDICAMENTOS
Categoria: Genéricos
Publicado em 26/01/2019
2.438 visualizações

O consumidor gosta da ideia de economizar sem correr riscos, segundo estudo realizado pelo IFEPEC em parceria com Unicamp e Instituto Axxus

 

Iryna Imago/iStock
 

Mais confiante com a segurança dos medicamentos genéricos, o consumidor brasileiro passou a escolher seus remédios não pela marca, mas pelo preço. De acordo com a pesquisa Análise do Perfil de Compra dos Shoppers em Farmácias – 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), em parceria com a Unicamp e com o Instituto Axxus, 45% dos consumidores afirmaram comprar genéricos. A maioria (55%), porém, segue fiel ao remédio referência.

“Os genéricos venceram a desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e hoje já fazem parte das opções dos consumidores. Esses medicamentos possuem grande potencial competitivo por causa da economia que proporcionam, e os preços são fundamentais para a escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

O levantamento afirma ainda que 50% dos clientes buscam economia, em primeiro lugar, quando entram em uma farmácia. Edison reforça ainda que os genéricos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem que o remédio de referência. Segundo ele, a troca pode ser feita sem nenhum tipo de prejuízo ao consumidor.

Outro comportamento interessante descoberto pelo estudo é que muitos dos compradores não saem do estabelecimento apenas com o remédio receitado. A indicação do farmacêutico também é levada em consideração – 33% acabam comprando produtos diferentes daqueles do objetivo inicial por conta desse fator.

FONTE

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias