“Quem é líder compartilha”, disse João Kepler, um dos 6 palestrantes que tive o prazer de ouvir ontem (20/fevereiro) no congresso em Campinas. Todos os 6 trouxeram um conteúdo riquíssimo e, seguindo a dica do Kepler, resolvi compartilhar a mensagem principal que extraí de cada um. Não necessariamente a principal na visão deles, mas na minha, que escolhi de cada palestrante aquilo que se apresentou para mim com algum componente de novidade.

1) LÍDER DIGITAL INFLUENCIADOR E INOVADOR
(João Kepler)
A evolução tecnológica traz consigo um impacto social que implica em uma nova forma de pensar, novas possibilidades, novas profissões, nova competição, novos modelos de negócios, novo marketing, novos consumidores e NOVOS LÍDERES. Farão a diferença aqueles que souberem utilizar a tecnologia a seu favor mas para isso é necessário também entender de GENTE, ou seja, como a tecnologia pode ajudar cada um a ser ESSENCIAL para as pessoas. Será seguido e, portanto, reconhecido como verdadeiro líder aquele que representar alguma coisa para as pessoas no sentido de ser essencial para resolver seus problemas.

2) LIDERANÇA, COMPETÊNCIA E RESULTADOS
(Prof. Marins)
Ao elencar as 10 características que líderes de sucesso apresentam em comum, apresentou a GRATIDÃO como uma delas. Tem me chamado a atenção a frequência com a gratidão vem aparecendo em artigos, postagens, workshops etc como, mais que um valor ou sentimento, uma FORÇA pessoal que alavanca resultados e forma um bom líder. Vou escrever um artigo especialmente sobre este tema mais pra frente.

3) LIDERANDO COM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
(Alfredo Rocha)
A crise tem paralisado muitas pessoas que se apoiam nas adversidades para justificar a mesmice. Crises na verdade são desafios à nossa inteligência. O verdadeiro líder reconhece as oportunidades que surgem em momentos de crise e sabe identificar entre seus seguidores quem pode trazer as alternativas mais criativas. Ele não precisa criar a solução por si só, mas criar o contexto que estimule e permita às pessoas que executam as tarefas trazerem as ideias mais criativas e inovadoras.

4) O PODER DO LÍDER VISIONÁRIO
(Edilson Lopes)
O líder somente conseguirá efetivamente influenciar uma pessoa se conhecer seus sonhos, e isso vale também para seu time como um todo. É ele quem sabe até onde a equipe pode chegar, passa a visão para todos e mostra o futuro. Frase do Dr.Myles Munroe: “As pessoas não seguem um líder, seguem a visão dele”.

5) O PODER DA SUPERAÇÃO
(Leila Navarro)
Superar adversidades começa com uma mudança de pensamento, adotando-se uma postura com mais otimismo e autoconfiança. Em um cenário de adversidades como o que estamos passando é preciso dimensionar o grau de dificuldade em comparação com o que se tem de positivo, e então perceber que: temos “um universo de incertezas, um oceano de possibilidades e um mar de oportunidades” (ou seja, por maiores que sejam as adversidades, temos muitas oportunidades a serem exploradas).

6) A ARTE DE LIDERAR (Mário S.Cortella)
Liderar requer SENSIBILIDADE, que é um pré-requisito da arte e não uma técnica. Sensibilidade para enxergar além do óbvio. Para CUIDAR do negócio, de si, das pessoas. Ao possuir esta sensibilidade, o líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar, a ponto de quando chamar um membro da equipe para passar um feedback de redirecionamento a pessoa se encaminha com ânimo para a sala dele.