É difícil não fazer um paralelo da nossa vida pessoal e profissional, há aqueles que conseguem muito bem dividir isso e outros (assim como eu) que sempre se vêem interligados.

Passei por uma experiência de 9 meses desempregado; foi duro, embora não tive problemas financeiros pelas reservas de 10 anos de empresa, o emocional por um período foi bastante atingido.... Depressão, questionamentos, "porquês" que nunca achei respostas, enfim, creio que todos já passaram em alguma vez na vida por esse tipo de situação, seja por qualquer motivo.

Passado o período de desemprego veio a alegria de retomar a vida profissional, começar um novo emprego, outra função, outro ambiente, desafios e pessoas novas... A alegria da nova oportunidade superou o período de recessão!

Pensei que o emocional abalado no período crítico tivesse se recuperado a ponto de apagar os resquícios do "tempo ruim", mas às vezes esse período pode ter afetado a sua família, cônjuge e filhos, mesmo sem perceber, e assim foi comigo.

Recomecei a vida em São Paulo em Março e depois de 2 meses veio o pedido de separação conjugal. Novamente toda a tribulação que estava baseada no desemprego assumiu outra forma, a da vida pessoal, e como é terrível você não perceber isso antes, e nesse caso, não há reservas financeiras para ajudar a passar o problema. Problemas de ordem financeira se resolvem com $$, mas quando o assunto é emocional, não há relação entre si!

Há um versículo da Bíblia escrito por Salomão (o homem mais sábio que já existiu) em Provérbios cap 4, verso 23 que diz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida!

De fato não consegui separar vida profissional e pessoal, de alguma forma elas exerciam influência simultânea; mas porque escrever isso no Linkedin?

Amigo, impendente do momento profissional que você esteja passando, seja ele muito bom, cotidiano ou pela recessão e desemprego, nunca deixe de cuidar das fontes que nutrem o seu coração, porque por mais sucesso que você tenha ou fracasso que te alcance, eles devem ser nulos perto daquilo que realmente é importante nessa vida. Você deve estar atento pra amar e cuidar do seu porto seguro, da sua sua família, do seu local de refúgio e de comemoração, seja nos braços dos seus pais, cônjuge ou filhos.... Nossa casa é o local que podemos ser quem somos e ser aceitos assim!

Acredite, é mais fácil recomeçar a vida profissional do que recomeçar uma família!

Que Deus abençoe a sua vida e se gostou, compartilhe esse artigo, ele poderá fazer bem à outras pessoas também!

 

Flamarion é farmacêutico desde 2000, com gestão empresarial pela FGV e desde Março/2017 é consultor comercial na Sterilex, empresa referência em tecnologia e serviços que auxiliam o controle de infecção na área hospitalar e indústria farmacêutica, além de professor no Instituto Racine e palestrante.