RCA - ROOT CAUSE ANALYSIS - RCA - ANÁLISE DA CAUSA RAIZ - 

O que é a Análise da Causa Raiz (RCA)?

→ Análise da causa raiz é definida como um método, técnica, ou abordagem que é utilizada para identificar a causa raiz de um problema.

→ A causa raiz é a questão central que é responsável pela geração do problema. Por outras palavras, é definida como um fator que é responsável por ou uma não conformidade.

→ Há demasiados métodos e ferramentas disponíveis para isso além do RCA.

→ Algumas ferramentas são geralmente utilizadas para a resolução de problemas, tais como (1) Metodologia Seis Sigma (2) Metodologia 8D (3) A3 e etc.

Metodologia [muito famosa em nas fabrica da Toyota], etc.

→ Enquanto outras ferramentas são dedicadas apenas a actividades do RCA. tais como (1) Porquê, 5 Porquês análise e Diagrama de causa-efeito (Diagrama de Fishbone ou Diagrama de Ishikawa), etc.

→ A análise da causa raiz é a parte mais importante da TQM [Total Quality Management].

→ É o coração do processo de resolução de problemas e, além disso, por vezes é utilizado como parte de um processo de Melhoria Contínua.

→ É importante notar que a RCA não é capaz de gerar um resultado, mas é utilizada como parte importante na resolução de problemas.

Projeto na Organização.

? Causa de raiz:

? Um fator A é considerado a causa raiz de uma doença ou problema X se A for removido e esse problema não volta mais a ocorrer

Falhas Repetidas.

? É uma abordagem pró-activa.

? Fator causal:

? Um fator A é considerado como uma causa(s) que é(são) responsável(eis) pela falha, mas não é uma causa(s) raiz(s) porque ao ser eliminado este fator casual, podemos melhorar o resultado do nosso processo, mas a questão pode repetir-se e não impedirá a recorrência do problema com certeza.

? Por vezes é refutado como a causa provável ou potencial de falha mas não a causa-raiz.

? Contra-medida:

? A ação é tomada contra a causa-raiz ou contra o fator A casual, para que o mesmo problema X ou a mesma causa não se repeta de novo.

? Por outras palavras, podemos dizer que a contra-medida é o oposto da causa-raiz.

5 PASSOS DO PROCESSO

Passo 1: Definir o problema

→ Nestas etapas, temos de desafiar a questão: O que é o Problema?

→ Quais são os sintomas?

→ Podemos utilizar o Método 5W1H.

Passo 2: Recolha de dados

→ Nesta etapa, temos de recolher dados sobre o problema.

→ Há quanto tempo existe o problema?

→ Quais são as consequências?

→ Temos de analisar uma situação de forma independente.

→ Temos de trabalhar em equipe.

→ Também, incluir as pessoas trabalham no processo porque são as mais familiarizadas com o problema para que possam ajudar-nos a uma melhor compreensão do problema.

Passo 3: Identificar os possíveis fatores causais

→ Identificar e qual a sequência de eventos que leva ao problema.

→ Descobrir as condições que permitem a ocorrência dos problemas.

→ Que outros problemas rodeiam a ocorrência do problema central?

→ Durante o passo 3, temos de identificar o maior número possível de causas.

→ Na maior parte dos casos, as pessoas identificam uma ou duas causas e depois param, mas isso não é suf ficiente.

→ No RCA, não queremos simplesmente tratar as causas mais óbvias - temos de cavar mais fundo.

Passo 4: Identificar a(s) Causa(s) Raiz(s)

→ Identificar porque existe o fator causal?

→ Descobrir qual é a verdadeira razão por detrás da falha?

→ Pode usar as ferramentas abaixo ou RCA

? (1) 5W1H

? (2) Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe)

Passo 5: Recomendar e implementar soluções

→ Identifique o que se pode fazer para evitar que o problema se repita?

→ Como é que a solução que será implementada?

→ Quem será responsável por inplementação?

→ Quais são os riscos da implementação da solução?

→ Analise o processo, e identifique se são necessárias alterações para o novo processo, sistema ou não?

Wilson Gonçalves - (wgs)