Sobre a autora: Psicóloga formada pelo Mackenzie com MBA em Liderança e Gestão de Pessoa na FGV, 13 anos de experiência em Recrutamento & Seleção e Host do canal “Dicas de Recrutadora no YouTube

Constantemente essa questão vem à tona nas orientações personalizadas que ofereço com o intuito de maximizar a recolocação.

As inseguranças são muitas e ainda maiores para quem está desempregado e não deseja e nem pode perder alguma oportunidade de ser chamado para uma entrevista.

Para te ajudar a responder essa pergunta “capciosa”, vou te contar como funciona na maioria das empresas para a vaga ser aprovada. Quem sabe com a visão “atrás das câmeras” facilite sua resposta.

Existem 2 tipos de vagas. A de substituição, que foi a movimentação da pessoa que atuava nesta vaga (pode ser promoção, movimentação lateral, desligamento ou pedido de demissão) e a vaga nova (para aumento de quadro).

No caso da vaga nova, toda pesquisa de comparativo salarial com mercado e consistência com o time que já está na área é feita para que se chegue a uma média de custo anual que é submetido para aprovações e planejada no orçamento da área. Portanto, conseguir aumentar o valor máximo que pode ser oferecido é bem dificil e burocrático.

Quando se trata de uma substituição, em geral, como média salarial temos o salário do antigo colaborador na função e algum incremento quando este estava defasado em comparativo com os pares e mercado.

Portanto, na maioria dos casos, o Recrutador tem na mão o mínimo e máximo de salário que pode oferecer para a vaga, mas não pode te abrir esta informação e por isso te questiona.

Quando o Recrutador te questiona ele quer saber se a vaga que ele tem pode ser atrativa para você ou se sua experiência e/ou senioridade ainda não está aderente ao que ele busca.

Sugiro que antes de responder, questione sobre qual o pacote de benefícios que a empresa oferece, se são descontados, premiações e deixe claro que está em busca de novos desafios e aberto a negociação. Se ele insistir em um número, fale da sua última remuneração e reforce que está aberto a negociação e gostaria de participar do processo.

Sempre coloque na ponta do lápis o que terá na composição total de salário, pois se a oferta for de um salário de R$ 4.000 com descontos de vale refeição, assistência médica/odontológica e transporte acaba sendo muito menos interessante que uma oferta de R$3.000 sem descontos e ainda com possibilidade de crescimento.

Neste momento delicado de recolocação, exercite sua resiliência e pensamento positivo que seu tão esperado emprego virá!

Tenho estas e muito mais dicas para compartilhar contigo! Se desejar saber um pouco mais sobre meu trabalho personalizado a baixo custo, por gentileza mande seu currículo para o e-mail dicasderecrutadora@gmail.com que te passo mais detalhes.

Está convidado também a assistir meu canal no Youtube. Na última semana abordei o mesmo tema porém com mais informações