Vamos falar sobre comprometimento dos funcionários para com a empresa. O que significa?

Comprometimento significa: ação ou ato de se comprometer; assumir compromissos; responsabilidades; dar garantias; empenhar-se.

A maioria das empresas busca por profissionais que se comprometam com ela, que vistam a camisa, como alguns gostam de afirmar. Talvez, seja essa uma das maiores qualidades desejadas e esperadas em relação aos profissionais. Os que se disponham em “vestir a camisa da empresa”. Muitas reclamam sobre esse aspecto, não encontram atualmente esses profissionais. 

Na teoria, ter funcionários comprometidos e empenhados em exercerem suas funções visando o crescimento e desenvolvimento da empresa, apresentando sugestões e ideias inovadoras, seria algo extraordinário. Mas na prática todos sabemos que não é bem assim que funciona. Acho muito pouco provável em virtude das diferenças existentes entre as pessoas, de suas necessidades e de seus objetivos. Diferenças de personalidade, atitudes, comportamento, educação, criação, objetivos, desejos, sonhos, empenho e o meio em que vivem. 

Obter um alto grau de comprometimento e dedicação de seus funcionários vai depender muito da qualidade de seus líderes e gestores e dos profissionais que compõem sua estrutura, do clima organizacional que é proporcionado para o exercício das funções de cada indivíduo, treinamento e das políticas praticadas pela empresa, como por exemplo, plano de carreira e salários, benefícios e outros processos adotados e oferecidos pela empresa.

Não podemos esquecer também da imagem e reputação que a empresa tem perante a sociedade, o mercado e das condições que oferece em relação à segurança e qualidade de vida para seus funcionários. Para que esse comprometimento ocorra é necessário que essa observe alguns fatores que poderão contribuir para isso: 

- Em relação às pessoas: os líderes, gestores e gerentes devem possuir condutas que os transformem em exemplos a serem seguidos pelos seus subordinados e transmitam firmeza e confiança.

- Em relação ao trabalho – a empresa tem que disponibilizar condições e recursos favoráveis ao clima organizacional para a realização das tarefas. Desenvolver meios e processos que facilitem as atividades diárias. É essencial que seus funcionários percebam o esforço por parte da empresa para melhorar tais condições.

- Em relação à remuneração e benefícios – particularmente eu acredito que um bom salário e bons benefícios não são suficientes para que a empresa consiga um alto grau de comprometimento de seus funcionários, atrair novos talentos e reter os seus nos dias atuais, principalmente nessa nova geração de profissionais que estão em busca de autorrealização, e atualmente estão dando maior importância a uma melhor qualidade de vida do que a melhores remunerações. Não ter política de cargos e salários que possa proporcionar um desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa passa a ser desestimulante para todos.

- Em relação ao reconhecimento – reconhecer o bom desempenho de seus funcionários poderá ser um diferencial na motivação de sua equipe. Compete a aqueles que exercem uma posição de comando exaltar as qualidades e parabenizar seus colaboradores pelo bom desempenho e execução de suas tarefas. Reconhecer o bom trabalho executado alegra, fortalece e gera autoconfiança, autoestima das pessoas, além de incentivar e motivar a sua equipe em busca de novos resultados.

 - Em relação às oportunidades existentes – os novos profissionais não estão dispostos a aceitar o comodismo e o conformismo na vida profissional. A empresa que espera comprometimento de seus colaboradores deverá adotar métodos que possam dar condições e perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Deverá estar bem claro e transparente que todos possuem chances iguais, que não há protecionismo interno, sem preconceito e principalmente sem politicagem para promover os “amigos do superior”. A empresa deve treinar e incentivar o estudo de seus colaboradores. Se necessário, até investir neles.

- Em relação às práticas e políticas da empresa – qual a imagem que sua empresa possui no mercado pelos consumidores? E pelos seus funcionários? Qual o reconhecimento que ela possui perante o circulo de relacionamento de seus componentes? Descubra e implante meios de encontrar essas respostas. Procure incentivar a diversidade na empresa (raça, sexo, cor, formação, cultura, religiosidade, profissional etc..). Isso com certeza contribui para um bom clima organizacional, para o desenvolvimento pessoal, além de melhorar a imagem interna e externa da empresa.

- Em relação à qualidade de vida - uma preocupação cada vez mais constante atualmente diz respeito ao desenvolvimento de mecanismos que possibilitem harmonizar os contextos da vida de uma pessoa (pessoal, familiar, afetivo, profissional, espiritual). É necessário desenvolver uma consciência coletiva interna de que o ser humano precisa estar integrado a um conjunto harmonioso de contextos que fazem parte de sua vida.

 As empresas desenvolvidas e bem-sucedidas possuem em seus quadros gestores que sabem que a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores estão ligadas a quatro dimensões: física, emocional, social e espiritual. É fundamental e essencial que se desenvolvam condições internas para que seus colaboradores possam adquirir e expandir conhecimentos para aprender a lidar com essas dimensões. 

Finalizando, precisamos estar conscientes e cientes de que os modelos tradicionais de gestão e técnicas de administração que foram usadas e vitoriosas do passado, não são mais suficientes para garantir o sucesso das empresas. Não há fórmulas milagrosas e a gestão empresarial também não é uma ciência exata.

O grande desafio dos gestores atuais e os do futuro é encontrar métodos e processos ideais para conseguir o comprometimento e empenho de seus colaboradores em prol do crescimento e desenvolvimento da empresa.

Fonte de ref. para artigo Profª. Rita Alonso, atualizado em 2016.