O Analista de Farmacoeconomia ocupa uma posição estratégica dentro da indústria: cabe a ele analisar dados e informações para formular políticas de custo e produção além de faixas de preço e oportunidades de negócios para áreas de medicamentos.

Para isso ele deve ter uma grande capacidade de síntese e análise de dados. No seu dia a dia ele precisará reunir e sistematizar relatórios com informações clínicas e econômicas relativas a ensaios e estudos, resultados de pesquisas e avaliação econômica do mercado.

Com base nestes dados, ele irá manipular modelos econômicos de gerenciamento e previsão que simulem cenários futuros para a indústria. Estas análises permitirão decisões estratégicas que influenciarão da dinâmica de produção ao preço final do medicamento.

Em uma área com fortes componentes regulatórios e mecanismos de subsídios para produção de medicamentos, o Analista de Farmacoeconomia deve conhecer em profundidade o sistema de saúde do país e as exigências governamentais quanto à produção e comercialização de produtos.

Além das recompensas financeiras, a carreira é estratégica para quem busca oportunidades de crescimento. A visão sistêmica do negócio e o desenvolvimento de habilidades específicas fazem com que este profissional seja bastante disputado pelos contratantes.