As pessoas que nos cercam, até os nossos melhores amigos, são, até um certo ponto, misteriosos. Suas personalidades possuem nichos secretos que elas não revelam. Se ficarmos pensando nisso, o mistério dos outros pode ser uma coisa incômoda porque tornaria impossível para nós julgá-los. Portanto, preferimos ignorar este fato e julgar pela aparência, pelo que é mais visível aos nossos olhos, sejam pelas roupas, gestos, palavras, atos etc. 

Na esfera social, a aparência é uma espécie de balizador de praticamente todos os nossos julgamentos. Um escorregão em falso, uma estranha ou repentina mudança na sua aparência, pode ser desastroso.

Essa é a razão da suprema importância de fazer e manter a reputação que tenha sido criada por você mesmo(a). Essa reputação o(a) protegerá do perigoso jogo das aparências, distraindo os olhos julgadores dos outros e impedindo que eles saibam como você é realmente, dando a você um certo controle sobre como o mundo o(a) julga.

A reputação tem o seu poder mágico: com um só golpe da varinha, ela pode dobrar a sua força. Pode também fazer as pessoas fugirem de você em disparada. Se as mesmas ações parecem brilhantes ou horríveis, depende inteiramente da reputação de quem as praticou.

No início da carreira você deve se esforçar para criar uma reputação com qualidades importantes, tais como: generosidade, honestidade, astúcia, caráter, ética, humildade, transparência etc. Essas qualidades o(a) colocarão em evidência e farão com que falem de você. Aí, então, faça com que o maior número de pessoas as conheçam (sutilmente, entretanto, tome cuidado para construí-la aos poucos e sobre bases sólidas) e veja como elas se espalharão como fogo.

Uma sólida reputação aumenta a sua presença e exagera a sua força sem que você precise gastar muita energia. Ela também pode criar uma aura ao seu redor que impõe respeito e até medo. E não fique com raiva ou na defensiva com os comentários difamadores, pois isso revela insegurança. Jamais se desespere na hora de se defender. 

Faça com que sua reputação seja simples e baseada em qualidades autênticas. Ela se torna uma espécie de seu cartão de visitas que anuncia a sua presença e enfeitiça os outros. Ela é um tesouro que deve ser cuidadosamente colecionada, guardada e mantida sob ótima forma de preservação.

Não basta apenas querer ter. Como já dito em outros textos, ninguém aguenta mais clichês, falsas promessas, ainda mais num mundo cada vez mais interconectado. As pessoas percebem quando, de fato, existe uma boa reputação. Do contrário, uma vez perdida, a falta de credibilidade (risco de imagem) vai imperar e dificilmente será restabelecida ao patamar inicial. As consequências disso no mundo corporativo são: perdas de parcerias, dificuldades comnetworking e novas contratações etc.

Portanto, dê a sua vida por sua reputação, pois muito vai depender dela em vários aspectos.

Desejo sucesso!

Vamos em frente...

Mais textos meus você encontra aqui.

***Este texto é uma adaptação dos autores Robert Greene e Jost Elffers.***