A principal habilidade que um profissional de Inteligência de Mercado tem que ter é a capacidade de ser multidisciplinar. Conhecimentos em áreas tal como marketing, tecnologia, finanças, economia, estatística, estratégia empresarial e política preparam o profissional para interpretar os dados da forma mais correta, criando insights que permita a organização ser mais competitiva dentro do mercado em que ela está atuando.

Mas é comum - mesmo excelentes profissionais multidisciplinares - cometerem pequenos erros de análise. Isso ocorre porque somos seres emocionais e deixamos que nossas opiniões, crenças e o passado interfiram nas nossas decisões. Para que estas emoções tenham menos impacto nas suas análises, é aconselhável que você tenha a mente aberta e um olhar crítico.

Ter mente aberta no momento de uma análise te ajudará em duas situações:

1- Não permitir que crenças pessoais tenham impacto nas análises. Ao fazer um estudo, observar um mercado ou analisar uma pesquisa de consumidor, não permita que suas opiniões pessoais sobre um determinado tema tenham impacto no resultado da sua análise. Não faça conclusões preconcebidas sobre o seu estudo, analise-o até o final sem que o seu achismo ofereça opinião.

2- Permitir que opiniões distintas das suas participem da sua análise e enriqueçam a discussão. Antes de julgar se um dado ou opinião deve ser excluído da sua análise, é recomendado que valide a veracidade. Para isso, você deve estar disposto a ouvir argumentos contraditórios sem pré julgamentos. Lembre-se: Você precisa ter mente aberta!

Por outro lado, o olhar crítico irá te proteger contra o excesso de mente aberta. Isso mesmo, permitir a entrada de novos argumentos ou a total exclusão do seu modo de pensar também podem te desviar de uma crítica mais assertiva. Para desenvolver este olhar crítico, algumas iniciativas são sugeridas:

  • Estude os dados/informações cuidadosamente: Qual a principal mensagem deste dado/informação?  
  • Estude os dados/informações com ceticismo: Algum dado/informação está em desalinho com a minha análise?
  • Avalie os dados/informações: Como este dado/informação ajuda na minha análise? Agrega algum vaor?

Em resumo, não existe um único modo certo de fazer análise. Mas existem algumas ferramentas que te ajudam a ser mais assertivo na execução do seu trabalho. Com certeza ter uma mente aberta e um olhar crítico te deixarão no caminho certo.

Para finalizar, deixo vocês com um trecho do artigo “When It Comes to Data, Skepticism Matters” de Thomas C. Redman:

“Líderes não deveriam fazer as análises mais importantes só pelas aparências, por mais que seja fácil ser seduzido por boas notícias. Na verdade, no que se refere à análise de dados, deve-se errar para o lado do ceticismo. (...) Sempre vá mais ao fundo que puder na análise dos dados, até ter certeza de que estão precisos, e certifique-se de entender os processos cotidianos responsáveis pelo observado. Busque fontes que confirmem tais dados e desenvolva formas novas e prudentes de explorar o convencional.”

Vamos Analisar?