Quer ser um grande líder? Comece pensando no porquê

Golden Circle e a importância de entender o seu PROPÓSITO

Quer ser um grande líder? Comece pensando no porquê

O círculo dourado, ou Golden Circle, é um conceito de liderança para indivíduos e empresas que destaca a importância da motivação para inspirar e atrair seguidores.

A ideia mais simples do mundo. É assim que Simon Sinek, autor do bestseller "Por quê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação", (Tive a oportunidade de encontra-lo em muitas reuniões da ASQ - American Society for Quality) resume o círculo dourado, ou golden circle – Seu conceito de liderança que explica como grandes líderes e organizações obtêm influência.   

Sinek afirma que o padrão seguido por grandes líderes da história (sejam eles indivíduos icônicos ou mesmo a companhia mais valiosa do mundo) é inspirar as pessoas a tomarem uma ação. Para ele, no entanto, isso só acontece quando as pessoas não compram o que você faz, mas sim sua motivação para fazê-lo.

Um propósito

A Apple, atualmente a empresa mais valiosa do mundo, é um exemplo. Sinek explica que a empresa apresenta sua crença em desafiar o status quo através da criação de produtos bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável.

Ou seja, não se trata de meramente fabricar computadores, mas de uma causa: "Think Different (Pense Diferente). E toda a comunicação da marca é focada nessa causa, e não em simplesmente fazer ótimos computadores. “O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem, mas fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita”

Martin Luther King Jr, o líder do movimento pelos direitos civis no Estados Unidos durante os anos 1950, também é um exemplo do poder do “por que”. Segundo Sinek, o discurso que usava para abordar o problema do racismo não era focado no ele achava que precisava mudar na América, mas sim no que ele acreditava. “E, o propósito, ele fez o discurso ‘Eu tenho um sonho‘, e não ‘Eu tenho um plano’“, conclui.

Não que o plano seja menos importante, mas é o sonho que vai engajar outras pessoas no seu projeto ou mesmo no seu produto. E o Golden Circle é uma ferramenta que pode te ajudar a entender esse propósito.

Golden Circle

No papel, a ferramenta toma a forma de três círculos, um dentro do outro. O círculo maior significa o que você faz (quais são seus produtos e serviços ou sua função individual). O círculo do meio é como você faz tal coisa (sua proposta de valor ou seu diferencial, por exemplo).

Por último, e mais importante, o círculo central é o por que você faz aquilo (Propósito). “E não é ‘ter lucro’, porque isso é um resultado”, explica Sinek. “Quero dizer: qual é seu propósito? Qual é a causa? Qual é a sua crença? Por que sua organização existe? Por que você sai da cama de manhã? E por que alguém deveria se importar?”.

Esse deve ser o passo inicial. Segundo o modelo, para conseguir sua influência e conquistar outros, líderes e organizações inspiradores devem inverter a lógica comum de comunicação (eu faço tal coisa de tal jeito por tal motivo) e se comunicam de dentro para fora (eu acredito nisso e, por esse motivo, trabalho de tal maneira para criar tal coisa).

Essa estratégia também se estende à forma como você lida com o seu emprego ou as organizações com que se envolve. Quando você trabalha em um lugar em que acredita, não trabalha só pelo salário, mas baseado em um alinhamento de valores. A diferença aparece na performance e no comprometimento cotidianos.

“Sejam eles indivíduos ou organizações, seguimos aqueles que lideram porque queremos segui-los”, conclui Sinek. “E esses que começam com o ‘por que’ possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram”.

Você já pensou qual é o propósito do seu trabalho ou a sua razão de ser e existir no mundo? O que te motiva e te faz enfrentar os desafios do dia-a-dia?

Num cenário empreendedor, entender o seu porquê pode ser uma estratégia poderosa, tanto para se posicionar enquanto profissional, quanto para desenvolver melhor seus projetos, produtos ou serviços.

Começar pelo seu porquê é o que propõe Simon Sinek, um publicitário inglês especialista em liderança, que estudou o comportamento de diversas empresas para desenvolver sua teoria, aplicada como ferramenta de estratégia e posicionamento.

A partir do método denominado “Golden Circle” ele analisou como líderes lendários como Steve Jobs, Martin Luther King Jr. e os irmãos Wright foram capazes de inspirar, em vez de manipular, a fim de motivar as pessoas: eles entendiam o seu porquê!

 

  • Clareza do PORQUÊ - PROPÓSITO
  • Disciplina de COMO
  • Consistência do QUÊ

 

A maioria das empresas se posiciona de fora pra dentro: sabem dizer o que elas vendem, como vão vender e só então pensam num porquê de tudo isso (ou nem pensam!).

E, segundo Sinek, o diferencial está em começar pelo porquê! E pensar o Golden Circle de dentro para fora. Refletir primeiramente sobre seu propósito, se posicionar em relação ao seu diferencial, para então oferecer o melhor do seu trabalho ou produto.

Por mais que entender o seu porquê seja importante, é preciso buscar um equilíbrio dentro do círculo dourado:

Se você não sabe por que faz o que faz, como pode esperar que mais alguém saiba?

Para que outros conheçam seu PORQUÊ, primeiro você deve ter essa clareza.

Para dar vida ao seu PORQUÊ, você deve ser disciplinado em viver seus COMO. Você deve se comportar de maneira alinhada com seus valores, princípios orientadores, pontos fortes e crenças.

E tudo O QUE você fala e faz deve ser consistente com o que você acredita. Afinal, vivemos no mundo tangível. A única maneira de as pessoas saberem no que você acredita é se expressando de forma autêntica!

ENTENDA O SEU PORQUÊ

Os melhores líderes não conseguem somente resultados, mas também ideais e propósitos.

A expressão visual do líder deve estar alinhada a esses princípios e conseguir comunicar, convencer e atrair seguidores á seguirem o seu PROPÓSITO.

Numa bifurcação da estrada há um sinal. Apontando numa direção, o sinal diz “Vitória”. Apontando na outra direção, o sinal diz “Realização”.

Temos que escolher uma direção. Qual delas vamos escolher? Se escolhermos o caminho para a Vitória, o objetivo é vencer! Experimentaremos a emoção da competição enquanto corremos para a linha de chegada. Multidões nos aguardam para nos aclamar! E depois acabou. E todos vão para casa. (Tomara que possamos fazer isso de novo.)

Se escolhermos o caminho da Realização, a jornada será longa. Haverá vezes em que teremos que olhar onde pisamos. Haverá vezes em que poderemos parar e curtir a paisagem e seguimos em frente, e seguimos em frente. Multidões se juntarão a nós em nossa jornada. E, quando nossa vida tiver chegado ao fim, os que se juntaram a nós no caminho da Realização vão continuar a seguir sem nós e inspirar outros a se juntar a eles também.

QUAL CAMINHO VOCÊ ESCOLHE?