Pessoal.

Hoje peço a permissão de vocês para postar um artigo de grande relevância, pois no post, não teria todo o espaço para escrever tudo o que preciso dizer aos meus contatos para protegê-los de uma ameaça real e constante no Linkedin e que vem aumentando vertiginosamente nesses tempos de crise: Os que eu batizei de Perfis e Posts “Caça Likes”.

Para isso, preciso explicar um pouco como funciona o Linkedin.

O mesmo é um algoritmo, ou seja, atrás de todo perfil, temos uma classificação que realiza um “ranking” dos usuários. Se você notar, temos classificações que vão de Iniciante à Campeão. E como ele faz isso? Primeiro, através do preenchimento correto do seu perfil. Se o seu perfil estiver corretamente preenchido, ele começará a analisar o seu “comportamento” na rede, ou seja, quantos amigos possuem, quantas postagens ou artigos posta (o problema é que ele não analisa a qualidade disso).

Outro fator de extrema relevância para a rede é a quantidade, primeiro, de comentários, e segundo, de Likes que sua página teve (para quem assistiu “Queda livre” em Black Mirror, é isso mesmo). Quanto mais pessoas te acessarem e te curtirem e principalmente comentarem na sua página, mais bem ranqueado esse contato ficará.

Sabendo disso, os “Oportunistas” ou mais conhecidos como “Caça Likes”, escrevem (principalmente no Post - Caça-like não gosta de artigo) algo que quem o segue se vê “obrigado” ou no mínimo tentado a responder, pois, principalmente quem está em busca de recolocação, acha que toda interação é positiva e mesmo sem ter entendido nada do que o (a) “guru” perguntou, curte e responde no comentário, caindo na isca desse ser que só pensa em si mesmo e em poluir a timeline da rede.

Como disse anteriormente, o Linkedin não analisa conteúdo. Se um perfil está sendo acessado e comentado por 100 pessoas em um artigo da descoberta da cura de um câncer contra 300 curtidas e comentários da pergunta: “Qual é sua maior competência?”, o último post ganha e o cientista fica para trás no ranking do Linkiedin. É injusto, mas é assim.

Essas pessoas vivem lançando iscas (e são sempre geralmente os mesmos) como testes, perguntas, jargões, frases comoventes e como possuem grande volume de seguidores, as pessoas acreditam ser um bom contato e que interagir com essa pessoa será benéfico. Na verdade será, para o “Caça Likes”, mas sinto em te informar que não vai te ajudar em nada.

Abaixo, separei algumas clássicas que rodam pela rede e uma pequena justificativa de por que considero “Iscas”:

 

Estou criando um grupo no whatsapp sobre " (aqui varia....temos de várias áreas)". Quem tiver interesse em participar, por favor, responda com: Nome e telefone de contato.

(Muito cuidado com esses grupos. Óbvio que não podemos generalizar, pois há grupos sérios dentro da rede – eu mesmo faço parte de 02 - mas a maioria é para que você entre no comentário e deixe suas informações. Aqui temos um agravante. O “Caça Likes” pode estar montando um “Big Data”, que é uma base de dados que ele poderá inclusive vender para empresas de marketing digital. )

 

O que eu aprendi quando fiquei desempregado(a)? Que muitos grandes amigos me decepcionara, blá, blá, blá. Que muitas pessoas "estranhas" que conheci aqui no Linkedin foram mais amigos que qualquer um, mais blá, mais blá, mais blá. Que tive que reunir forças de onde achava que nunca teria. Que a vida é imprevisível e que as vezes a tempestade vem, mas ela sempre pass, blááááááááááááá.

(Essa é bem clássica e vi sendo utilizada por muita gente. Na verdade a intenção do “Caça Likes” é simplesmente te comover. Pois você fica enternecido com a “estória” do indivíduo, curte, entra e comenta a sua. Mas detalhe, ele está pouco se lixando para você, pois ele não vai ler, só vai ver a quantidade de curtidas e comentários que teve).

 

Estou realizando uma pesquisa, por favor, responda: .......

(Aqui temos de tudo, desde a clássica: você já foi chamado para entrevistas pelo Liniedin, Catho, Vagas, etc ou qualquer outro tipo de pesquisa que OBRIGA o contato a entrar e comentar, mesmo que seja com um SIM ou NÃO. Mais uma vez, não vou generalizar, pois há algumas pessoas que realmente fazem bench, mas infelizmente são poucas).

 

Os famosos trabalhos de 6.000 em casa. “Tenho uma oportunidade única: trabalhe a partir de casa, com ganhos de até.......”

(Clássico “Caça Likes”. Geralmente o “Oportunista” pede que, responda apenas com um sim que eu entrarei em contato. Nem me estenderei nessa.)

 

Se você pudesse escolher outra carreira, qual seria?

(Me diz, por que um indivíduo quer saber qual a carreira que você gostaria de seguir se não fosse essa? Ele vai te dar uma orientação profissional? Vai te arranjar um emprego nessa sua nova opção? Ao menos ele já respondeu esses dados tabulados em algum artigo no Linkedin? Não preciso dizer mais nada nessa aqui.)

 

Se pudesse voltar no tempo, qual área que gostaria de trabalhar?

(Infelizmente o tempo não vai mais voltar e você terá que trabalhar no que sabe ou escolher uma nova carreira e focar nela. Mas mesmo que isso esteja acontecendo com você, por que alguém no Linkedin gostaria de saber?)

 

Testes de Lógica: TODOS, repito, TODOS os testes de lógica que pedem para você: se acertar, digite o resultado  compartilhe.

(Típico “Caça Likes” discreto. Eu mesmo já cai várias vezes, enfim, mostramos pra todos que somos inteligentes e descobrimos a resposta. Não, na verdade apenas ajudamos um mal-intencionado a subir no ranking.)

 

Recebi uma idéia de um amigo e resolvi adaptar. Se você está em busca de recolocação, digite nos comentários seu e-mail e área profissional. Talvez algum dos meus contatos possam ver e ter alguma vaga com seu perfil.

(Essa é uma aberração e uma típica variação dos grupos de WhatsApp. Me diga, algum recrutador vai entrar nos comentários de um perfil para ver a área? Você realmente acredita nisso? Se acredita, então aguarde dia 25/12 que o Papai Noel está chegando. Meu caro, o recrutador, que geralmente tem perfil Premium, vai procurar o seu perfil através de palavras-chaves.)

 

Dúvidas em como reconhecer um “Caça Likes

Geralmente (não generalizando) é uma pessoa que era de alguma área e simplesmente em seis meses se tornou um Coach de LinkedinEspecialista em Linkedin ou Coach de Vida (reforço que, essas funções existem e temos pessoas sérias que fazem muito bem esse trabalho – eu particularmente conheço duas).

São pessoas que postam, no mínimo, 05 posts por dia e se você analisar a fundo, nenhum deles serve para nada.

Se tiver na dúvida, entre no Perfil da pessoa, veja sua trajetória. Se for um profissional sério e coach dessa área, constará lá, no histórico da carreira dessa pessoa.

Desconfiem sempre, infelizmente esse é um conselho que eu não gostaria de dar, mas antes de curtir ou comentar, pense em três coisas:

1)     Isso faz sentido pra mim?

2)     Vai me ajudar ou foi útil em algo?

3)     Qual é a finalidade dessa pergunta?

O profissional que tem boas intenções, mesmo aquele que tem um produto ou serviço e quer se alavancar no Linkedin, não vai te pedir para comentar ou curtir algo que posta. Ele vai te direcionar para um e-mail ou site sério ou vai falar com você “In box”, pedindo seus dados para tentar encaminhar seu CV ou apresentar seu produto. É assim que deve funcionar.

A partir de hoje (data do post desse artigo) disponibilizarei no meu blog, tudo o que eu encontrar de chavões “Caça Likes”.

Quem encontrar algum copie o texto, tire os dados que não dê para identificar a pessoa e poste com o seguinte título: “Caça Likes” encontrado.

Vamos todos, juntos, banir essa corja da nossa rede, para podermos promover o que realmente ela deveria proporcionar: bons contatos, trocas profissionais, venda de serviços lícitos e legítimos e alavancagem de forma correta. 

 

Todos, por um Linkedin mais limpo!!!!