Um das principais modificações havidas ultimamente nas organizações, foi a passagem da área de compras, antes estritamente operacional, para atividade de gestão, na linha de comando das decisões das empresas. E nem poderia deixar de se diferente, dada magnitude da área em termos econômicos-financeiro e logístico para qualquer empresa.

Não podemos esquecer de que até mesmo grandes guerras foram vencidas ou perdidas devido à melhor ou pior atuação de suprimentos em seus momentos decisivos.

Está comprovado que muito pode ser feito de positivo em uma empresa, a partir do desempenho de uma área de compras bem estruturada. Assim, quando um comprador sai de sua casa, em direção ao trabalho, deve estar sempre consciente de que suas funções são extremamente importantes para os resultados da empresa que representa. 

E importante observar que os ganhos obtidos por via do departamento de compras acabam somando-se quase diretamente à conta "lucro".

Cabe ressaltar que também ocorre o contrário: se a área de compras/suprimentos trabalhar mal, a conta fornecedores subirá, trazendo resultados desastrosos para sua empresa. 

Editado por Carlos Nappo do original: Importância do departamento de compras no contexto organizacional.

Fonte: Manual do Comprador