Sempre que ouvimos falar sobre liderança ouvimos aquela velha frase “ essa é a diferença do chefe para o líder”. Claro que são muitas diferenças evidentes entre um e outro, mas afinal, quais são as grandes diferenças entre ambos?

1)Defina e alinhe a sua ética

No cenário atual voltado para mídia social, os executivos, principalmente aqueles com alto perfil estão sendo postos a prova e responsabilizados pela sua moral e ética na forma como fazem negócios. "Isso costumava ser mais focado em práticas de negócios, mas agora está mudando o foco em suas práticas de liderança também. As empresas e seus líderes estão sob um microscópio. Como eles agem e interagem com aqueles em torno deles profissionalmente terão um impacto significativo em sua capacidade de atrair novos talentos e, finalmente, os seus resultados.” disse Shane Green, autor de " Culture Hacker " (Wiley , 2017). 

A liderança ética deve ser implantada por todas as pessoas em posição de gerencia principalmente, esse estilo promove um ambiente mais de segurança e confiança com os seus liderados, ou seja, se você deseja que seu negócio tenha produtividade, siga essa dica e torne-se um líder imaculado.

2) CONTRATE PESSOAS COM ETICA SEMELHANTE

Embora a sua ética não precise ser igual a dos seus funcionários, você tem que estabelecer um terreno comum com eles. Geralmente começa no processo seletivo e é mantido pela declaração de visão dessa pessoa, ou seja, o que essa pessoa somando com você deseja alcançar ao longo prazo.

"Mas quando se trata de valores, acho que ter e contratar pessoas que compartilham seus valores é fundamental", acrescentou Kelly. "Ninguém quer trabalhar para alguém que não compartilha seus valores... Sem respeito mútuo, é muito difícil formar uma equipe dinâmica, e a maioria das pessoas acha muito difícil respeitar alguém que não compartilha seus valores".

3) Promover a comunicação aberta

Todos nos somos diferentes, ainda que compartilhem semelhanças. E todos desejam transparência, então seja claro nas decisões tomadas e incentive o feedback de sua equipe. Isso ira ajudar a se tornar um líder melhor e colabora para seus funcionários sentirem mais confiantes compartilhando suas ideias ou preocupações.      

4) Cuidado com o preconceito

Todos nos temos crenças subconscientes que possam estar ultrapassadas e podem ser ofensivas atualmente. Precisamos olhar mais para si e ser honestos e reparar como existem crenças prejudiciais que podem ser evitas e mudadas, muitas vezes são preconceitos que nem são comuns e não é exposto como preferências raciais ou sexuais, algo que realmente para muitos passam despercebidos. Então muito cuidado, se autoanalise e veja algo que seu subconsciente esteja praticando e mude.

Se você for um líder de mente aberta, construirá e manterá melhores relacionamentos com seus funcionários.      Instagram:@thiagoduka