Podemos observar ainda nos dias de hoje que algumas empresas ainda vêem com ressalvas a propaganda ou publicidade de seus produtos. Umas acham que é gasto e outras acham que é investimento. Posso afirmar que, particularmente eu aposto em investimento, principalmente no mundo globalizado com uma concorrência acirrada como é na atualidade.

Com a lei que vigora em São Paulo, que foi imposta já algum tempo pela prefeitura a respeito de placas e anúncios chamada de cidade limpa, ficou mais difícil de observar anúncios espalhados nas ruas, placas e alguns enormes outdoors nas fachadas de edifícios e etc.

No ano passado, não me recordo bem o mês, estava comentando com o dono de uma indústria que, devido a essa lei, novos locais para publicidade deveriam ser explorados para divulgação de produtos e marcas. Aí lembrei que nos finais de semana, principalmente quando as temperaturas estão baixas, à maioria das pessoas sempre acabam ficando em suas residências e acabam pedindo comida em domicilio.

Um detalhe me chamou atenção, uma chance de divulgar produtos, marcas, empresas e serviços: as caixas de pizzas, algumas já adotaram essa prática. Já pensaram quantas pessoas recebem em casa pizzas nos finais de semana?

Conversamos a respeito dessa ideia e este empresário disse-me que era loucura. Quem é que iria anunciar nas embalagens? E mesmo que tivesse anunciantes, quanto iria se gastar com essa publicidade? Aí entra a questão: Gasto ou Investimento?

Então para minha surpresa assistindo a um programa de televisão, chamou-me a atenção para uma noticia que foi dada: “Um empresário português, cadastrou mais de 5.000 pizzarias em SP, e vendeu a ideia de publicidade para empresas nas embalagens de pizzas”. Irônico não é? Ele fez.  Sua empresa tinha como previsão até o final de 2008, um faturamento de R$ 5.000.000.00.

Então chegamos à conclusão que, a maioria das empresas está à procura de novos locais de publicidade e propaganda para divulgação de suas marcas e produtos. Outras tantas também procuram a mesma chance de divulgação. E me ocorreu vários outros locais que poderiam ser utilizados para esse fim. É óbvio que eu não vou citá-los aqui, pois seriam analisados, estudados e começariam a viabilizar essas ideias, afinal de contas todos estão à procura de novas ideias e oportunidades mesmo que não sejam suas.

Então só vou dar alguns segmentos que quase nunca vejo ou ouço anúncios de seus produtos, como por exemplo: às indústrias de rações para animais, além das grandes empresas multinacionais que possuem agencias para esse fim, onde as indústrias de menor porte poderiam divulgar suas marcas?

Como fazer para chegar até o consumidor final seus produtos?

E quanto às indústrias têxteis? As empresas de calçados?  As indústrias gráficas?

As empresas de alimentos, que não são do porte das grandes multinacionais, como instigar o consumidor a procurar seus produtos?

São perguntas difíceis não?

Só que tem uma questão também que deveria ser muito mais esclarecida, é que a publicidade e propaganda não é um gasto e sim um investimento que com certeza dará retorno em médio ou longo prazo, não importa, mas que dá resultado dá.

Vamos definir os termos para que possamos entender um pouco melhor o que eles querem dizer:

MERCHANDISING: é um conjunto de técnicas que possuem a finalidade de melhorar a exposição de um produto tornando-o mais visível e atraindo o consumidor.

A palavra Merchandising tem origem inglesa e significa literalmente “mercadoria”, mas é usada na linguagem empresarial como verbo para indicar o ato de negociar ou fazer algum negócio (propagá-lo).  É muito utilizado pelas empresas e é considerada uma excelente técnica de planejamento e promoção de um produto para impulsionar sua venda.

O objetivo é explorar o potencial do ponto de vendas como principal fonte para conquistar os resultados sem ter necessariamente que fazer um grande investimento.

Este método de promoção faz parte de um planejamento de marketing que é um dos principais mecanismos da área de publicidade onde a criatividade é sua principal característica.

PROPAGANDA: compreende um conjunto de informações e técnicas de se implantar uma ideia ou uma crença destinada a persuadir ou a influenciar, num determinado sentido, opiniões, atitudes e sentimentos do público receptor.

PUBLICIDADE: significa divulgar, tornar publico um produto, marca ou serviço, o seu papel principal é despertar no maior numero de consumidores possíveis o desejo pelo que se anuncia, ou criar prestigio para o anunciante, que faz isso de maneira aberta sem encobrir suas intenções, matérias pagas.

Concordando ou não, este artigo é apenas para despertar curiosidade e provocar novas ideias a surgirem. Tenho certeza que muitos profissionais da área vão começar a se perguntar; Onde mais posso ousar? Quais os novos meios e locais que posso usar? Não vão?

 

Artigo escrito e publicado em 2008, atualizado em 2016.