A importância do profissional medical science liaison (MSL) para a indústria farmacêutica tem tamanha relevância que muitas vezes é comparada ao privilégio de ter um pesquisador líder de opinião (LO) no desenvolvimento do seu novo fármaco.

Na verdade, esta comparação acaba tendo uma ligação muito forte e o MSL - dentre as muitas funções - ajuda o LO no desenvolvimento do estudo clínico com a troca de informações cientificas relevantes para o projeto.

Dependendo da empresa e das atribuições demandadas, o número de MSLs podem variar entre poucos e uma equipe de tamanho formidável, com mais de 50 colaboradores, e em algumas empresas, dependendo do tamanho do seu portfolio, esse número passa dos 200 profissionais).  Isto depende é claro, do número de especialidades medicas que cada sponsor trabalha.

O foco principal deste profissional é realizar uma interface cientifica entre a indústria farmacêutica e os líderes de opinião, estabelecendo oportunidades de pesquisa. O que deixa esse relacionamento com o pesquisador cada vez mais próximo é a capacidade que o MSL tem de se envolver em discussões científicas significativas, tanto sobre o estado da patologia, bem como sobre as evidências científicas disponíveis.

Tentando entender melhor o cenário cientifico de cada líder de opinião, muitas vezes o MSL se comporta como um catalisador na geração de propostas de pesquisa frente o potencial pesquisador, contribuindo para elucidar as perguntas que são técnicas

O que é necessário para exercer a função?

A maioria das empresas requerem um candidato com pós-graduação (mestrado e/ou doutorado. Por outro lado, vejo que essa é uma exigência questionável. Tenho encontrado excelentes profissionais sem tais credenciais e com notáveis resultados nas empresas em que trabalham. Tais requisitos são sugeridos pelas empresas contratantes devido a credibilidade cientifica que os títulos conferem frente a comunidade médica cientifica.

Um candidato a MSL com habilidades no relacionamento interpessoal, com capacidade de sintetizar e compreender conceitos científicos, de delineamento experimental e de entendimento dos dados estatísticos, fazem parte do perfil profissional desejado. Com tais qualidades, o MSL ajuda a responder perguntas e a resolver problemas de pesquisa entre um investigador e a empresa.

Desempenhando o papel

O medical science liaison é um cargo de nível gerencial. Ele deve gerenciar continuamente toda a investigação que progride dentro de seu território, e deve insistentemente inteirar-se das mais recentes atualizações da sua área científica. O MSL pode reportar-se tanto a um gerente sênior, diretor associado, ou um diretor de uma divisão específica para a investigação (assuntos científicos e/ou médicos, casos clínicos, ou P&D). Um fator importante (diferente do que acontece com os propagandistas/representantes e consultores de negócios) o MSL não tem incentivos vinculados a quota de mercado de um determinado produto.