Com base em diversas fontes e pesquisas de mercado no segmento de cosméticos, algumas tendências do setor de cosméticos podem ser observadas. Abaixo, reunimos questões que devem direcionar rumos da indústria em um futuro próximo:

Expressão do individualismo

A união entre tecnologia e rotinas de beleza deve levar a tratamentos e produtos mais individualizados. Aplicativos e ferramentas tecnológicas para análise de tom de pele, por exemplo, com base em reconhecimento de fotos, será capaz de recomendar cremes e maquiagens adequados para cada pessoa.

Beleza “Natural”

O marketing dos produtos de beleza naturais vai de vento em popa. Consumidores estarão cada vez mais atentos a formulações e rótulos e exigirão produtos sem ingredientes potencialmente nocivos ou que agridam o meio ambiente e animais.

Homens também se cuidam

Mesmo com o declínio do perfil metrossexual, homens passaram a adotar cuidados e rotinas de beleza. Mesmo os consumidores que adotaram visuais mais rústicos com barbas e bigodes passam a utilizar loções e pomadas específicas.

Varejo de beleza e tecnologia

Há uma tendência no varejo para preencher a lacuna entre beleza e tecnologia. Nesta era digital, beleza e tecnologia se unem para trazer comodidade e facilidade. Os consumidores podem fazer compras a qualquer hora, em qualquer lugar, e usar seus telefones para procurar produtos, ler opiniões e ingredientes e comparar preços e a disponibilidade dos produtos.