O GESTOR E O CONFLITO

Em um ambiente de trabalho, SE O GESTOR não souber como lidar com tantas divergências e diferenças pode ser um grande problema. No entanto, cada vez mais, GESTORES estão se aperfeiçoando na gestão de conflitos, buscando a resolução de problemas mal resolvidos que prejudicam a qualidade do trabalho, clima organizacional e produtividade.

Por esse motivo, separo abaixo algumas dicas de como saber gerir os problemas que surgirem em sua equipe, conseguindo extrair o melhor da divergência e competitividade, sem deixar que isso atrapalhe o andamento e bem estar do ambiente corporativo.

O que é gestão de conflitos?

Um conflito é uma divergência, um choque, um impacto entre dois objetos, pessoas, ideias, posicionamentos, etc. Em um ambiente corporativo é comum que ocorram conflitos, afinal, estamos lidando com pessoas diferentes, com histórias, trajetórias e vivências diferentes.

São essas diferenças que enriquecerão o perfil de um gestor de uma organização, promovendo um leque diverso de competências profissionais. No entanto, todo conflito deve ter um limite, pois sua constância leva ao desgaste.

É comum que um simples problema evolua para uma discussão generalizada, com ofensas, intrigas e fofocas, que prejudicam o companheirismo entre funcionários e lucratividade da organização.

São nessas horas que a gestão de conflitos aparece. Ela nada mais é do que saber como gerir e solucionar uma divergência, tornando-a de maneira respeitosa, mantendo as diferenças e trazendo uma visão diferente, que seja aceitável e empática para ambas as partes conflitantes.

Vale ressaltar que a gestão de conflitos não visa o fim de todo conflito, pois isso acabaria com a diversidade de opiniões que são benéficas para a empresa. Sua função é evitar que o problema se torne algo maior no futuro, e seja prejudicial para todos envolvidos.

Benefícios da gestão de conflitos

Podemos dizer que para que haja boa convivência em um ambiente de trabalho, a gestão de conflitos é fundamental. Estar em contato com pessoas é a certeza de que em algum momento haverá discordância.

O ser humano é feito de emoções, sentimentos, pensamentos e posições, que nem sempre irão agradar outra pessoa. Os valores pessoais de cada um representam quem ela é, e não deve ser invalidado.

Quando há uma falha no gerenciamento destes problemas, o resultado pode ser desastroso, como o abuso de poder, bullying no trabalho, faltas frequentes, baixa produtividade, e muitos outros problemas que afetam diretamente o clima organizacional.

Portanto, nenhuma empresa ou gestor cresce sem vivenciar "conflitos".

A QUESTÃO NÃO É TER CONFLITOS E SIM, COMO TRATA-LOS.

TEMOS UM DIATADO POPULAR QUE DIZ:

"MAR CALMO NUNCA FEZ UM BOM MARINHEIRO"

"Mar Calmo Não Faz Bom Marinheiro" propõe ao Gestor o questionamento dos perigos de permanecer na zona de conforto e o leva a compreender que são as adversidades que nos fazem melhor e mais fortes.

E é isso que nos inspira a buscar a nossa própria liberdade.