A atitude de reclamar é um comportamento aprendido e recorrente que pode tornar-se um hábito. É a forma que uma pessoa expressa sua frequente insatisfação ou descontentamento com uma situação que esteja vivendo. Tal hábito pode se manifestar em várias áreas da vida, como: relacionamentos, trabalho e situações cotidianas. O ato de reclamar impacta negativamente, tanto na saúde mental daquele que reclama, quanto nas interações com as outras pessoas ao seu redor. 

Razões motivadoras para o hábito de reclamar: 

Às vezes, o hábito de reclamar se torna uma resposta automática a situações desafiadoras. Se uma pessoa está acostumada a reclamar para aliviar o seu estresse ou frustração, esse comportamento pode se tornar uma reação padrão e condicionada. 

Algumas pessoas reclamam frequentemente como uma forma de chamar a atenção para si. Isso manifesta ser uma maneira de receber apoio e/ou validação de outras pessoas. 

Pessoa com o hábito de reclamar, muitas vezes, têm uma tendência a se concentrar nos aspectos negativos das situações. Isso criará uma mentalidade negativa, vez que ela enxerga mais problemas do que soluções. Existem pessoas, que a cada solução que você oferece, ela cria um problema para cada uma. Isso é uma forma de não se responsabilizar pela solução da situação, sendo reativo e uma justificativa para não entrar em ação. 

Reclamar é uma maneira de expressar desconforto emocional, frustração ou insatisfação. No entanto, geralmente quem reclama, não parte para ação e a resolução do problema, apenas fica queixando. Também é uma forma, como alguns lidam com emoções difíceis. 

Se o hábito de reclamar estiver arraigado e interferindo significativamente na sua vida diária ou nos relacionamentos, recomendo buscar orientação com um Psicólogo, para explorar as causas subjacentes e desenvolver formas para operar uma mudança positiva em sua vida. 

O hábito crônico de reclamar: 

Refere-se a um padrão persistente e repetitivo de expressar insatisfação, críticas e reclamações em diversas situações da vida. Essa atitude constante, pode impactar negativamente na saúde mental de quem reclama, bem como, influenciar nas interações com os outros ao seu redor. 

Aspectos do hábito crônico de reclamar: 

A reclamação pode se tornar uma resposta automática e condicionada a qualquer nível de desafio, independentemente de sua gravidade. Geralmente a pessoa não é consciente de seu hábito, e se torna uma parte integrante de sua forma de comunicação. 

Quem tem o hábito crônico de reclamar, muitas vezes tende a concentrar-se apenas nos aspectos negativos das situações, ignorando ou minimizando os aspectos positivos. Isso cria uma perspectiva irreal, desequilibrada e sofrida. 

Ainda que soluções sejam oferecidas, a pessoa que reclama cronicamente, ela resistirá em aceitá-las e irá, desconsiderar as soluções. Há uma tendência de ela permanecer presa aos problemas, ao invés de buscar maneiras para resolvê-los. 

O hábito crônico de reclamar, tende a afetar negativamente as relações interpessoais, já que sua constante negatividade pode ser desgastante e desprazerosa para os outros. Tal fato, pode levar à alienação social e à diminuição do suporte emocional. 

A pessoa que reclama constantemente, se aprisiona num ciclo de insatisfação e autopiedade. A reclamação não resulta em mudanças positivas, assim, ela perpetua sua negatividade, advinda de sua relação paradoxal entre o pensar e o não agir. 

A preocupação constante com o que está errado, impede a apreciação do momento presente. A pessoa perde a oportunidade de ter alegria e satisfação ao se concentrar excessivamente nos aspectos negativos de sua vida. 

O hábito crônico de reclamar, atrai energia negativa, afetando a atmosfera ao redor da pessoa, que influenciará no humor dos outros também. 

A constante exposição à negatividade associada à reclamação crônica, contribui para o aumento do estresse, ansiedade e até mesmo problemas de saúde mental, como a depressão. 

Supere o hábito crônico de reclamar: 

Desenvolva autoconsciência e reconheça quando o hábito de reclamar surgir, esse é o primeiro passo para mudar esse comportamento. 

Ao invés de apenas destacar problemas, concentre-se em identificá-lo e foque nas soluções, para agir positivamente. 

Cultive a mentalidade e pratique a gratidão, isso o ajudará a mudar a sua perspectiva, enfocando os aspectos positivos de sua vida. 

Expresse suas preocupações usando uma comunicação construtiva, para buscar soluções, ao invés de apenas reclamar, isso vai melhorar as suas interações interpessoais. 

Características da pessoa que só reclama: 

A pessoa que reclama constantemente da vida, exibirá várias características que refletem tal padrão de comportamento. Seguem características comuns de indivíduos que só reclamam: 

Pessoas que reclamam frequentemente têm uma tendência a focar nos aspectos negativos das situações e eventos, muitas vezes ignorando ou minimizando os aspectos positivos. Escolhem ver o copo vazio. 

Alguns reclamadores se veem como vítimas das circunstâncias (vitimista), assim, atribuem a sua responsabilidade por suas escolhas, problemas e desafios de vida aos outros, ao invés de ser o protagonista de sua vida e assumir a responsabilidade por suas escolhas, ações ou inações. 

A insatisfação crônica é um traço forte do reclamador crônico. Mesmo em situações em que outras pessoas, possam encontrar motivos para contentá-lo, quem reclama constantemente, permanece insatisfeito, procurando sempre falhas e razões para se queixar. 

Apesar de expressar descontentamento, a pessoa que só reclama, raramente entra em ação ou toma medidas concretas para mudar sua situação. Há uma desconexão entre a insatisfação verbalizada e a busca efetiva de soluções. 

O reclamador crônico, pode desenvolver uma crença poderosa (resistência), sobre a sua incapacidade de resolver os problemas de sua vida sozinho. Fato, que dificulta ainda mais sua realidade. Ele passa a buscar “soluções mágicas” e consequentemente, conviverá com o sentimento de frustração/ impotência, que debilitará a sua saúde (emagrece) e, aumentará o seu nível de sofrimento existencial (deprime). Nesse caso crônico, recomendo buscar urgentemente a ajuda de um Psiquiatra e um Psicólogo! 

A pessoa que reclama da vida, muitas vezes, tem dificuldade em reconhecer, ver o lado positivo ou valorizar as coisas boas que acontecem com ela e ao seu redor. Ela pode chegar ao ponto de(negação), ignorar suas conquistas e momentos positivos de sua vida. 

O comportamento de reclamar constantemente, tende a afastar os outros, pois a negatividade pode ser desgastante para os relacionamentos. Isso resultará em um isolamento social ou conflitos interpessoais. 

A pessoa que só reclama, muitas vezes, não expressa gratidão pelas coisas boas que possui na vida. Há uma ausência de percepção pelos aspectos positivos da vida e pelas oportunidades que podem surgir. 

Ao invés de assumir a responsabilidade por suas escolhas e ações, quem reclama, com frequência, terceiriza a responsabilidade e culpa os outros, as circunstâncias, o governo, o ambiente ou o mundo todo. Ele se vê como a vítima perseguida por muitos. 

Dificuldade em aceitar conselhos ou soluções, é outra forte característica do reclamador crônico. Mesmo quando oferecidas soluções ou conselhos construtivos, essa pessoa tende a resistir a aceitá-los, mantendo-se presa a uma mentalidade negativa e que julga injusta consigo.

 

 

O hábito crônico e constante de reclamar, terá impacto negativo na saúde mental, contribuindo para altos níveis de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. 

É importante notar que tais características, não definem completamente a personalidade de alguém e, algumas pessoas, podem exibir comportamentos diferentes em contextos variados. 

Contudo, se o hábito de reclamar estiver afetando negativamente a qualidade de vida de alguém, busque apoio psicológico, pois será benéfico para explorar as causas ocultas e desenvolver maneira de enfrentar a questão de forma saudável. 

 

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico (Comportamental & Psicodramatista), Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Analista de Perfil Comportamental com sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter, atuando com posições executivas. www.mcdesenvolvehumano.com.br