O que é preciso para ser, e continuar sendo, um líder empresarial!  

As empresas globais estão acelerando a necessidade de ficarem a frente da concorrência através da tecnologia, inovação e mudanças estratégicas. 

Mas quem acelera as empresas são pessoas e para isso, as corporações necessitam atrair os melhores profissionais, entregar os melhores serviços e produzir os melhores produtos. Atrair e reter apenas não faz isso tudo acontecer. É preciso que os líderes também evoluam e não sejam ultrapassados por aqueles que tem visão de futuro. 

Se empresas ficassem eternamente produzindo “flip-phones”, não teríamos tecnologias como o smart-fone  que hoje ocupam nossos dias, desde o momento que acordamos até o deitar.  

O World Economic Forum de 2017 desenvolveu uma força tarefa para identificar quais serão as principais habilidades mais desejadas pelos empregadores em 2020. Quando analiso estas habilidades, lembro imediatamente de minha tese do MBA de Gestão de Pessoas, realizado na Fundação Getúlio Vargas, a qual tem o tema “Habilidades profissionais necessárias para Startups”, pois sinto que mesmo nas empresas globais já estabelecidas, vivemos ambiente de startups diariamente, aonde a única certeza é a mudança.  

As 10 principais habilidades que serão mais desejadas pelos empregadores até 2020:   

10. Flexibilidade cognitiva: envolve criatividade, raciocínio lógico e sensibilidade a problemas. Isso também significa ser capaz de adaptar como você se comunica com base com quem você está falando. Os empregadores querem saber que você não diz apenas a mesma coisa para todos - que você pensa criticamente sobre com quem está falando, ouve profundamente e adapta a comunicação a essa pessoa.   

9. Habilidades de Negociação:   Isso estará em demanda especialmente alta em trabalhos de computação e matemática, como análise de dados e desenvolvimento de software. Também será crítico nas artes e design (incluindo designers comerciais e industriais).   

8. Orientação ao serviço:   Isso foi definido como buscar ativamente maneiras de ajudar os outros. Quanto você ajuda aqueles em sua equipe, seus superiores e pessoas em toda a sua indústria? Quanto você é conhecido por isso? 

7. Julgamento e tomada de decisão:   À medida que as organizações coletam cada vez mais dados, haverá uma necessidade ainda maior de trabalhadores que possam analisá-los e usá-los para tomar decisões inteligentes. O bom senso também envolve saber como obter uma aceitação de um colega ou fazer uma forte sugestão a um gerente (mesmo que isso não o torne popular).   

6. Inteligência emocional:   Robôs podem fazer muito, mas eles ainda não conseguem ler as pessoas da maneira que outros humanos podem (pelo menos não ainda). Os empregadores darão uma forte ênfase à contratação daqueles que estão cientes das reações dos outros, bem como do seu próprio impacto sobre os outros.   

5. Coordenando com os outros:   Mais uma vez, isso cai sob o guarda-chuva de habilidades sociais (sentindo uma tendência?). Envolve poder colaborar, ajustar-se em relação aos outros e ser sensível às necessidades dos outros.   

4. Gestão de Pessoas:   No relatório, isso incluía ser capaz de motivar as pessoas, desenvolver os talentos e habilidades dos funcionários e escolher as melhores pessoas para um trabalho. Isso será especialmente necessário para gerentes nas indústrias de mídia e energia.   

3. Criatividade:   Em 2015, a criatividade ficou em 10º lugar na lista. Agora uma das três principais competências que os empregadores vão procurar. Por quê? Porque, como somos bombardeados por novas tecnologias, os empregadores querem pessoas criativas que possam aplicar essa tecnologia a novos produtos e serviços.   

2. Pensamento Crítico:   Com o aumento da automação, aumenta a necessidade de humanos que possam empregar lógica e raciocínio. Isto é, em parte, porque as máquinas devem ser direcionadas de forma ética e ideal. Os empregadores querem pessoas com mentes críticas que possam avaliar os usos ou abusos do poder da tecnologia e usá-las para beneficiar a empresa, as pessoas e o futuro.  

1. Solução complexa de problemas:   A tecnologia pode facilitar a vida, mas também pode tornar as coisas mais complicadas. Por exemplo, você poderia usar wearables para ajudar a mapear os padrões de caminhada de enfermeiras e médicos em um hospital para ver como tornar as coisas mais eficientes. Mas sem um ser humano analisando esses resultados enquanto também tiver conversas inteligentes com enfermeiros, médicos e pacientes, você provavelmente terminará com um resultado errado ou mesmo perigoso. 

Para que a indústria possa evoluir, além das competências listadas pelo World Economic Forum, os executivos em posições chaves precisam exibir competências importantes hoje  e que serão exigidas no futuro para que os projetos fossem bem sucedidos, juntamente com suas carreiras. No livro “Leadership 2050” (Morrow-Fox, Cannon) estão descritas as qualidades que estes líderes devem possuir para poder superar as taxas de crescimento exponenciais das mudanças tecnológicas e geopolíticas de nosso ambiente global. Entre as principais habilidades mencionadas estão:  

Ser profissionalmente humilde:  Tenha um compromisso inabalável com a ação correta. Tudo o que você faz deve ser guiado pela missão da empresa e pelos seus valores pessoais. Reconheça seus limites e faça as perguntas corretas para as pessoas de seu time. Todos se sentem satisfeitos em participar e serem reconhecidos por sua participação.  

Seja um pensador 360 graus: É imperativo que os líderes compreendam o seu setor e as tendências que impulsionam o sucesso futuro. As mudanças que promovemos em nossas carreiras, através de processos de atualização, podem posicionar a empresa como um concorrente mais importante no setor. É necessário entender a empresa, o setor e as melhores práticas de outros setores, bem como investir no crescimento de unidades de negócios enquanto financiamos os negócios de commodities.   

Ser intelectualmente versátil:  Líderes que podem se valer de uma ampla gama de conhecimentos estão mais bem preparados para antecipar e liderar mudanças. É preciso continuar a valorizar sua rede profissional, sem se esquecer da família e o cuidado com a saúde. Estes interesses externos permitem que se recarregue e aumente a resiliência, o que é crucial quando o trabalho se torna muito exigente. 

Ser altamente autêntico e reflexivo: Líderes que buscam feedback continuamente e crescimento de modelo, promovem culturas amigáveis à mudança.

Mesmo que você trabalhe por horas a fio e produza resultados, também deve dedicar um tempo para refletir sobre como suas ações vão repercutir em seus negócios e também como seus parceiros, clientes e concorrentes responderão e serão impactados. É esse foco que diferencia os líderes ao longo do tempo.   

Ser capaz de inspirar seguidores: Manter a humildade e o compromisso com as ações corretas são valores altamente inspiradores, principalmente quando alinhamos a visão da empresa e os nossos valores pessoais. A equipe sente e reconhece que, desta forma, o líder está trabalhando para o melhor interesse da organização e de todos os seus stakeholders. E não para seu ganho pessoal.  

Ser  naturalmente colaborativo: Líderes buscam continuamente informações de toda a empresa, seu conselho e seus clientes. O objetivo do líder é criar uma organização de grande sucesso e sustentável. Assim, só poderemos realizar este objetivo se o líder criar um ambiente em que todos trabalhem juntos.  

Ao ouvir diferentes pontos de vista baseados em papéis diferentes, há um foco melhor na solução de problemas e na criação de soluções líderes de mercado.  É imperativo que os líderes continuem a desenvolver sua mentalidade, bem como suas habilidades e comportamentos, para ficar à frente do ritmo acelerado da mudança. O líder modela a mentalidade e os comportamentos necessários para transformar uma empresa que trabalha em um espaço altamente complexo, em constante mudança e competitivo. Estas mentalidades e comportamentos são a base para os líderes. Ao passar por um processo estruturado de desenvolvimento de liderança, os líderes podem desenvolver as habilidades necessárias para criar inovação contínua em suas organizações.  Portanto, não se torne o desatualizado "flip phone" da liderança. Invista em seu desenvolvimento para ajudá-lo a evoluir na velocidade que você e sua empresa precisam para prosperar.