Funções do Supervisor de Vendas

Existem diversas definições para Supervisor de Vendas ou Comercial, como queiram chamar, mas a que mais podemos considerar é: Supervisor de Vendas é o profissional que garante a concretização das políticas comerciais, auxiliando a equipe de vendedores ou representantes de uma empresa a desenvolverem suas atividades, funções e seus objetivos.

 Este profissional ocupa uma posição de observação que permite identificar situações ou conflitos procurando solucioná-las de maneira rápida e com eficiência, procurando transformar as relações profissionais e comerciais em benefícios para a organização.

 

Na verdade, o supervisor de vendas, ao contrário do que muitos imaginam, não tem por função vender, mas gerir as atividades da equipe de vendas que esta sob sua responsabilidade, para que possam desempenhar suas tarefas de acordo com os objetivos determinados pela organização. Na realidade este profissional funciona como intermediário entre a equipe e a gestão/gerência, dando apoio a ambos. Não esta nas funções do supervisor de vendas, vender, mas na atualidade pode assumir uma posição de ajuda aos seus subordinados, colaborando e aconselhando para o cumprimento das metas.

 

 Vale deixar uma ressalva que quando sua interferência é solicitada pelos seus subordinados em negociações mais complexas, deve apoiá-los durante as negociações ou quando este profissional é solicitado pelo cliente que manifesta interesse em negociar com a empresa. Esta atitude é bem vista pelos superiores hierárquicos, mas não deve tronar-se rotina, pois sua função não é vender.

Tarefas do Supervisor de Vendas:

-Planejar o trabalho de sua equipe de vendas, elaborando roteiros de viagens e visitas;

-Elaborar uma previsão de vendas, estabelecendo as prioridades da empresa;

-Delegar tarefas para cada integrante de sua equipe,

-Dar apoio e acompanhar o que está sendo feito pela sua equipe analisando resultados,

-Verificar se o resultado obtido está de acordo com o Planejamento de Vendas pré- estabelecido;

 -Analisar o atendimento e assistência aos clientes, principalmente no que se refere a pós-vendas;

- Analisar o potencial de compra de cada cliente;

- Conhecer o mercado de atuação e identificar novas oportunidades e novos nichos de mercado;

- Saber identificar qual profissional de sua equipe esta necessitando de maior atenção ou treinamento;

- Conhecer em profundidade os produtos/serviços que a empresa oferece suas características e benefícios, para poder passar informações precisas para sua equipe e clientes;

- Avaliar os relatórios que recebe de sua equipe, identificando se as metas estão sendo cumpridas, identificando os prováveis problemas que possam advir;

- Saber distribuir sua equipe dentro das áreas de atuação da empresa e buscando novas e prováveis áreas,

- Saber dar e receber feedback tanto para Gestão/Gerencia de Vendas quanto para sua equipe;

- Principalmente, manter sua equipe motivada em busca das metas e objetivos estipulados.

- Acima de tudo saber como promover a integração entre os componentes de sua equipe, e saber propor campanhas de incentivo.

 

    Creio que estão definidas acima as funções básicas para desempenhar bem a função de Supervisão de Vendas.

 

Artigo escrito e publicado em 2009.