É sempre bom acompanhar enventos desta natureza, pois são belos e são esporádicos, mas o melhor de tudo é que são únicos e nos deixa sempre grandes lições!

Bem o que dizer de recordes batidos, o que dizer de superações pessoais realizadas, o que dizer de conquistas batalhadas de igual para igual! Sim, tudo isso foi colocado à prova como podemos ter visto e escutado em vários comentários, mas o essencial não foi comentado e tão pouco visto. O essencial foi percebido de forma sutil atráves das caras e bocas dos atletas, atráves dos gestos de ajuda, da explosão de uma conquista, atráves da mensagem de amor ao próximo, o respeito.

Alguns atletas foram carismáticos outros nem tanto, alguns foram soberanos e humildes outros foram apenas soberbos, alguns estavam ali para estar apenas e, mesmo assim, já valia. Outros estavam para disputar nada mais nada menos que tudo, alguns demonstraram política e diplomacia, outros não... alguns foram solidários e outros foram abusados...são humanos, podem ter uma habilidade incrível, uma desenvoltura maravilhosa, mas ainda são humanos.

Alguma relação conosco... humm, acredito que sim, somos humanos e como tal temos estas atitudes independente de sermos ou não atletas. Ganhamos nossas medalhas diariamente, não possuem nenhuma conotação honrosa, mas nos sustenta e para consegui-las temos que nos expressar, temos que ser competitivos, temos que usar de politica e diplomacia, da humildade e soberania, da competência e da ajuda, de inteligência e ações.

A Olimpíada nos mostrou de forma prática que as atitudes nos levam adiante, que somos todos iguais e cada qual com a sua especialidade. Nos mostrou que o esforço foi válido, que a colaboração foi reconhecida, que nós somos capazes e, acima de tudo, fizemos sucesso. Nós aprendemos muito com todos, tivemos acertos e erros, deixamos para nós mesmos uma estrutura que pode e deve ser usada, fizemos o que tinhamos de fazer.

Talvez, a maior lição de toda a Olimpíada, além da que descrevi, é que temos de nos preparar para colher resultados, temos de nos dedicar muito para pequenos instantes, para grandes momentos, para a reflexão e aceitação. Simmm, isso vale para nós! Quero ter um bom trabalho, vou me dedicar e buscar um bom trabalho.  Pode levar anos, quero uma boa faculdade, vou estudar, me dedicar e passar numa boa instituição, pode levar anos, quero uma boa estabilidade e sossego, vou me planejar, me controlar desde já e vou conseguir...isso também pode levar anos.

Portanto, a questão é: você quer ser um atleta do cotidiano, então seja mas siga os exemplos dos nossos atletas, dos atletas visitantes e saiba acima de tudo que fácil...fácil não é, mas o resultado é maravilhoso!