Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização.  Sun Tzu 

Imagine a sua vida sem organização? Imaginou? Seria uma loucura não é mesmo? Coisas jogadas no chão, casa suja, papelada aqui, contas atrasadas ali, um caos. Caos que acaba gerando um monte de problemas, multas por atrasos das contas, perda de papéis, e até multas de trânsito pois está sempre correndo, pois você também está atrasado(a). Bem, nem preciso falar de seus compromissos, acaba atrasando também. E se esse compromisso for a vaga de emprego que estava a tempos esperando? Imperdoável. Perder o emprego pois perdeu o horário da seletiva, do concurso etc. Mas isso é real. Acontece com muitas pessoas, por falta de organização. E o pior, as vezes esse hábito é levado para o ambiente profissional e ai o bicho pega. Se tem um lugar onde as coisas devem estar organizadas, é no ambiente profissional, sobretudo, sua mesa. Ela diz muito sobre você.

Lembro-me como se fosse hoje, a mesa de um colega que era meio bagunçada (uma montanha de papel), e o mesmo viva reparando em minha organização. Acha ele que eu era metódico, por gostar de deixar as coisas todas nos lugares certos. Mas disse a ele, algo naquele dia que serviu para nós dois. Não fui mal educado. Disse apenas que, “faço isso pois fica mais fácil de encontrar as minhas coisas. Quando preciso de um documento, está nesta pasta, quando preciso de outro está nesta, e assim por diante. Não me sinto bem sem saber onde estão as coisas.”. Bem, na ocasião não sabia que forma que agia, já era algo realizado por administradores, e mais, ensinado em cursos de administração, pois, organização é um princípio básico da administração. Bem, continuei assim e um dia sai daquela empresa, pois acabado o meu ciclo ali. Espero que ele tenha aprendido algo comigo, como aprendi, com a bagunça dele.

Mas voltando a questão, da organização e o tempo. Quando nos organizamos, parece que o dia rende mais, pois, conseguimos planejar melhor nossas atividades. Conseguimos realizar mais coisas, já, quando fazemos o contrário, mal conseguimos sair de casa, pois demoramos para encontrar as chaves. Outra coisa que aprendi sobre organização lendo a biografia autorizada de Steve Jobs. Nesse livro, Jobs gostava de viver em grandes espaços vazios para poder pensar melhor. Experimente fazer isso em sua casa e no ambiente profissional. Jogue fora o excesso de coisas e deixe apenas o necessário para viver e trabalhar, logo perceberá que sua cabeça começa a funcionar melhor, ficamos mais criativos.

Dessa maneira, organização não é apenas uma questão de pontualidade, e de otimização do tempo, mas sobre tudo de melhorar o desempenho das pessoas e das empresas. As empresas, inspiradas nas organizações Japonesas, já vêm atualizando seus processos de maneira mais otimizada, buscando ganhar tempo, porém, existem membros de nossas equipes de trabalho que podemos auxiliá-los com esse ensinamento, isto é, mostrar como pode ser mais produtivo e tranqüilo o ambiente profissional e sua vida pessoal, se for mais organizadas. A questão é, por onde começar?

Faça um planejamento e comece organizando aquilo que está lhe incomodando mais e pode ser realizado com mais facilidade. Por exemplo, o seu armário. Organize suas roupas, separado as que usa, das que deveriam ser doadas que só estão ocupando espaço.Depois, organize as gavetas de modo que cada coisa fique no seu lugar. Organize o espaço de transito do seu quarto, procurando ganhar espaço para locomoção sem ficar tropeçando o tempo todo em fios, sapatos, etc. Você vai perceber um alívio muito grande no final dessa tarefa, depois organize as áreas comuns em sua casa. Depois encontre um lugar para colocar suas contas, faça uma planilha com baixe um aplicativo de contas pessoais para que possa controlar os gastos e parar de pagar multa por atraso de pagamento. Comece organizando-se. Crie esse hábito e o leve para sua vida profissional. Logo, perceberá melhora em seu rendimento, e mais, aumento de produtividade. Quem sabe, depois disso, você encontre tempo para fazer um novo curso, e fazer atividades físicas, pois, organização é saudável. Pense nisso.