Toda experiência em atendimento precisa ser planejada. Se perguntarmos, todos na empresa sabem o que o seu cliente gosta e o que ele não gosta. É só perguntar, em qualquer nível hierárquico. Neste momento começamos a mapear a expectativa de cada um dos pontos de contato. Depois que se descobre isso é hora de eliminar tudo aquilo que irrita, desanima e faz perder energia.  Feita a primeira limpeza  vamos estruturar o que é importante e relevante e depois disso sempre que  possível, fazer um UAU que surpreenda, que emocione, que seja verdadeiro e tão genuíno  que nem se espera.

Podemos personalizar o quanto for preciso, a ordem sempre será essa para que as coisas funcionem: 

1 – Eliminar  tudo que atrapalha. Tudo que fazemos e o cliente não gosta. 

2- Estruturar e planejar tudo o que for importante. Antes, durante e depois de um contato.

3- Surpreender sempre é possível com Conveniência, Design, Entretenimento, Educação e com atitude incrivelmente diferente do usual em atendimento.

4- Compartilhar rápido é o que garante inovação sempre. Quanto mais for comunicado o que dá certo e o que deu errado para todos na equipe  ou rede de lojas, filiais, regionais etc mais o processo de inovação se tornará perene.

Se fizermos constantemente o primeiro item considerando o atendimento interno e externo já estaremos anos luz na frente de quem não faz. 

Comece hoje a eliminar tudo que atrapalha !! 

abraços 

Mônica Pontalti - consultora e palestrante da Ponto de Referência.