Trabalhamos com pessoas na maior parte de nosso tempo, lidar com pessoas é muito mais difícil do que possa imaginar! Precisamos entender o outro e precisamos fazer com que o outro nos entenda, precisamos gerenciar conflitos internos profissionais que por muitas vezes é pessoal e não profissional, precisamos ter resultados e desempenho... ou seja precisamos saber fazer tudo isso.

 

Muitas empresas, fazem práticas gerencias mirabolantes para desenvolver a gestão, algumas são boas e funcionam, outras não. Com a vivência que tenho em gestão eu vejo empresas investindo em pessoal mais qualificado tecnicamente e emocionalmente, vejo empresas investindo em ações motivacionais, em palestras e cursos gerenciais e muitas outras coisas mais. Tudo isso funciona? Sim e não ao mesmo tempo. Bem as pessoas são pessoas né e isso faz com que tudo seja mutável.

Para trabalhar um pouco melhor e com maior probabilidade de desempenho recomendo algumas atitudes, como:

 

Trabalhe com respeito ao próximo e humildade.

 

Seja duro quando necessário mas leve na maior parte do tempo.

 

Se tem algo a dizer, diga em, local adequado, em momento adequado para a pessoa adequada.

 

Ouça muito, fale menos e use sempre um caderno.

 

Lute sempre pelo que é certo, pois certo é certo, errado é errado, não tem meio termo.

 

Mantenha a palavra e a ética, isso será seu cartão de visita para seus colaboradores.

 

Tenha em mente definições básicas de gerente, líder e chefe. ( Gerente: Pessoa que sabe organizar, controlar e cuidar. Líder: Pessoa que sabe organizar, controlar, cuidar, articular, promover o bem da equipe, colaborar, se responsabilizar, se doar e ser aceito. Chefe: Pessoa que sabe controlar. ). Concordo e aceito que cada qual terá a sua definição sobre estes três cargos, mas ressalto que está é a minha definição devido a vivência que tenho e resultados que vejo.

 

Existem muitas outras atitudes que uma empresa, que um colaborador podem ter para dar um ambiente de trabalho melhor, para trabalhar melhor.

Reuniões, feedbacks, planejamento, atribuição de responsabilidades, ações motivacionais, ações de marketing, planos de carreiras, treinamentos e cursos, consultorias e etc. Tudo isso é bom como práticas gerenciais, ajudam mas não é o cerne da questão. Além do uso de tudo isso ou o uso de algumas dessas ações o envolvimento com os colaboradores de forma respeitosa, atenciosa, empática, flexível será um diferencial.

 

Trabalhar com pessoas não é fácil e nem será, mas não é por isso que será impossível ter resultados.

 

Atenciosamente,

Damião.C.P