Vivemos numa era, em que tudo pode mudar num simples instalar de dedos, onde as organizações precisam estar preparadas para os desafios diários em se viver numa verdadeira aldeia global, em que a tecnologia e a inovação, afetam diretamente toda a cadeia produtiva, a cadeia logística e o consumidor final, sem esquecer da concorrência, que nunca dorme! Aí vem a pergunta: o que o Treinamento e a Capacitação, tem a ver com isso? Literalmente TUDO! Para que as organizações sejam bem-sucedidas, elas precisam de PESSOAS dinâmicas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos. Mas acima de tudo, que saibam o que estão fazendo ou produzindo, tenham domínio sobre o produto, bem ou serviço, tenham o conhecimento e acreditem na empresa que representam, e também naquilo que vendem. Afirmo sempre o seguinte: você estará preparado para o mercado, a partir do momento em que você comprar de si próprio o que vende! Pois desta forma não haverá barreiras ou obstáculos que o impeçam de fazer um bom trabalho. 

São as pessoas que fazem as coisas acontecer, que fazem a organização sair do lugar comum, que conduzem os negócios e prestam os serviços de maneira excepcional. E para conseguir isso, é imprescindível que as organizações, tenham como sua principal missão, o treinamento, o desenvolvimento e a capacitação de suas PESSOAS. Partindo da premissa, de que através do treinamento e da capacitação, são os únicos meios de disseminar e aumentar o conhecimento, transformando informação em aprendizado, focando as habilidades e atitudes, o que torna possível o alcance dos objetivos organizacionais. 

Atualmente as grandes referências de cases de sucesso organizacionais, relacionam processos envolvendo o treinamento e a capacitação. Onde o treinamento realizado por empresas bem-sucedidas é considerado o melhor investimento, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências essências. Ampliando-se o conceito do treinamento quando as pessoas desenvolvem conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Está mais do que comprovado, que o principal ativo das organizações, é o Capital Humano, sendo a sua maior vantagem competitiva. 

Como em toda a organização, aparecem os Haters da vida, aqueles que consideram os processos de treinamento e capacitação, apenas como custo, e não tem a capacidade de enxergar o obvio. Mais que por algum motivo, se encontram em posição de gestão. Já se perguntaram o porquê seus resultados da organização não são alcançados? 

É hora de repensar os modelos de manda quem pode e obedece quem tem juízo. É hora de um processo de inclusão e diversidade que contemple a pluralidade de nossas PESSOAS. É hora de uma gestão holística que avalie o todo (360º), como forma de mensurar os resultados do treinamento e capacitação. Pois uma avaliação justa e imparcial, é aquela que contempla um processo onde o colaborador é avaliado a partir de múltiplas fontes, geralmente incluindo gerência, supervisão, colegas de trabalho, subordinados e o próprio colaborador. 

Não existe milagre para se alcançar o Resultado!

Precisamos de PLANEJAMENTO, PROCESSO E ENTREGA!

Mas sem abrir mão daquilo que faz tudo acontecer, ou seja: PESSOAS!

Pensem nisso e até a próxima! 

Sobre o Autor: 

José Renato Alverca

É Business Division Manager da Gi Group.

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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