Caros amigos,

Vamos iniciar a semana e o mês, com meu novo artigo. Onde os convido a responder a seguinte pergunta: QUAL O BREAK EVEN POINT DAS ORGANIZAÇÕES? Onde a resposta resume-se a uma única palavra.

#PESSOAS

O meu dia a dia, ao longo de minha trajetória profissional, vem me permitindo de forma multifacetada, atuar em diferentes frentes e segmentos (indústria, comércio e serviços). Empresas de base, até empresas altamente tecnológicas. E vocês sabem qual o Break Even Point entre todas elas? Se pensarmos unicamente no lado financeiro, seria a sua liquidez nos negócios. Mas avaliando todo o contexto, e de forma holística levando-se em consideração todas as variáveis, a única resposta seria: SUAS PESSOAS!

Então como transformar Suas Pessoas em verdadeiros agentes de transformação? A resposta começa através da Pluralidade, Diversidade, Respeito e Inclusão, transformando a Gestão de Pessoas na principal estratégia de transformação nas Organizações, pois de acordo com o processo de maximização das competências individuais, com foco totalmente direcionado ao resultado que a equipe precisa atingir, a liderança tem que ser exercida de forma participativa, permitindo a todos os colaboradores, independente das funções que exerçam, a sua total imersão na responsabilidade do negócio. Pois os resultados só acontecem, quando há o comprometimento e a identificação de cada um naquilo que faz, e de que forma cada um pode contribuir para ajudar no crescimento do outro. Pois o processo de transformação, utilizados como referenciais centrados em cargos demonstram fragilidades diante de um ambiente incerto e em constantes mudanças nas quais vem passando as organizações.

No contexto globalizado onde as mudanças ocorrem a todo o momento, as organizações precisam criar estratégicas claras, pautadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação, estabelecendo um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, e na disseminação do conhecimento, ou seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos, fazendo com que todos se tornem verdadeiros Stakeholders.

Diante deste cenário, é fundamental ao Gestor aprender a criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processos. Meu entendimento, é que para alcançarmos um modelo de sucesso, precisaremos trabalhar a Gestão por Competências e o Desenvolvimento de Líderes de Fato. Ao estabelecermos a Gestão por Competências, é fundamental adotarmos algumas atitudes básicas relacionadas às ações gerenciais, como:

Ter a conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.

Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela demanda de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.

Ter a crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas exigências amanhã.

Saber Delegar e Emponderar as Pessoas é uma Arte, e cada vez mais uma necessidade dentro das organizações. Delegar com responsabilidade, é ter total domínio do que se está delegando, fazer o follow-up do que foi delegado, avaliar se o que foi delegado será entregue dentro do prazo, e se não for, intervir para ajudar (NÃO FAZER) ao colaborador que recebeu a delegação, tenha condições e conhecimento suficiente para terminar o serviço com qualidade. Pois desta forma, você se tornará um Líder Coach e Facilitador, criando seus futuros Sucessores.

Quando transferimos nossos conhecimentos, estamos abertos ao novo, aprendemos, evoluímos, e entendemos que seremos eternos alunos, e transformando o mundo. Não tenham receio de transferir conhecimento, pois o conhecimento se transfere, mas a experiência de vida não.

Pensem nisso e até a próxima!

 

SOBRE O AUTOR:

José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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