As falhas são eventos em equipamentos ou instalações ocasionando sua indisponibilidade ou diminuição da sua eficiência, rendimento ou capacidade produtiva. Infelizmente elas fazem parte do dia a dia da manutenção, que busca incessantemente minimizá-las e quem sabe um dia erradicá-las.

Para tal existem várias ferramentas utilizadas para combater as falhas, um bom plano de manutenção, uma manutenção qualificada e uma análise bem feita sobre a causa das falhas.

Uma das Ferramentas utilizadas para realizar essa análise é a chamada RAF - Relatório de Análise de Falhas, que tem como principal objetivo identificar a causa fundamental da quebra/falha e gerar ações para efetivar o seu bloqueio de modo a evitar a sua reincidência.

Geralmente a RAF é utilizada para analisar falhas crônicas ou que excedam um gatilho de tempo estabelecido de acordo com seu histórico de paradas. Deve ser utilizada também de acordo com a  sua criticidade de equipamentos e os riscos que envolvem a falha envolvida (Segurança, meio-ambiente ou qualidade). Para ser mais eficiente é importante que o Relatório de Análise de Falhas seja realizado com até 48 horas após a falha ocorrida.

A RAF é composta de ferramentas de análise, que te ajudarão a nortear sua investigação e localizar a causa raiz, o verdadeiro motivo daquela falha ter acontecido. Seguem algumas das muitas ferramentas utilizadas em uma análise de falhas:

  • Metodologia 5W2H (Why, Where, Who, When, What, How, How Much) - Essas são as letras iniciais das palavras chaves  de onde se originam  as perguntas  e repostas para a definição do fenômeno. Essa técnica é uma ferramenta utilizada para se fazer a definição do fenômeno , e posteriormente  realizar a análise focada no fenômeno definido.
  • Brainstorming (tempestade de idéias) - Técnica onde os participantes sugerem as possibilidades das causas do acontecimento da falha. Devem ser aceitas todas as idéias, aqui a ordem é não restringir!
  • Ishikawa ou Espinha de Peixe - É um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Use o Diagrama de Causa e Efeito quando você necessita identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis que geram um problema ou condição específicos.
  • 5 Porquês -  Os “5 Porquês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema. Esta técnica consiste em perguntar “porque” 5 vezes, Com o objetivo de se levantar a causa real da ocorrência da anomalia.

Utilizando essas ferramentas você conseguirá atuar diretamente no real causador da falha. Não se limite a encontrar apenas uma causa. As vezes uma falha pode ter diversos causadores em esferas diferentes, como Métodos, Mão-de-obra, Maquinário e outros.

Utilizando a RAF você conseguirá um aumento da confiabilidade dos equipamentos e instalações, através da redução de paradas não programadas, promoverá o desenvolvimento dos colaboradores no sentido de aumentar o conhecimento sobre a funcionalidade dos equipamentos e o desenvolvimento do conceito de prevenção da Quebra/ Falha.

Agora o que você está esperando para analisar as falhas que tem tirado seu sono? Cai dentro! Lembre-se as falhas identificadas são uma grande oportunidade de Melhoria e de conhecer e controlar melhor seu processo!

Fique a vontade para comentar!

Grande Abraço!

Jerônimo Simeão Júnior