Recentemente publicado em outro artigo meu: Fui demitido e agora, O QUE NÃO FAZER, citei uma afirmação usada por alguns profissionais de RH, com a qual concordo e retrata a realidade de algumas empresas: Os profissionais são admitidos por suas competências técnicas e demitidos por seu comportamento.

Desta forma, considero fundamental a atenção ao seu comportamento em ambientes corporativos. Observo na narrativa de alguns Coachees (cliente de Coaching), duas características comuns a alguns profissionais que, ainda se confundem e misturam os papéis: pessoal com o profissional, e o outro fato deve-se ao agir emocional e afetivamente em ambiente corporativo. Atitudes essas que são disfuncionais para o desenvolvimento de uma sólida carreira de sucesso, pois podem comprometer a imagem do profissional.

Você pode adotar uma postura profissional e agir assertivamente visando um desempenho diferenciado no ambiente corporativo qual, refletirá diretamente em como sua imagem é percebida, tanto na empresa como em sua área de atuação. Contudo, a imagem profissional transmitida aos seus colegas e superiores, pode ganhar relevância, habilitando-o às melhores oportunidades profissionais que possa obter ao longo de sua carreira. Seguem algumas atitudes assertivas:

Não se justifique. Todos, somos passíveis de errar. Ao cometer um erro em seu trabalho, não minta ou responsabilize outro, simplesmente assuma-o. Desta forma, você demostrará ser um profissional integro, perfil bastante valorizado no ambiente corporativo. Tal postura o destacará aos olhos de seu chefe, pois você se mostra responsável por suas ações, assume seus erros, aprende e cresce com eles e está disposto a dar o melhor para conquistar seus objetivos e resultados para a empresa.

Observe, escute e aprenda. No ambiente corporativo, além de desempenhar bem suas funções e justificar o seu salário, é um excelente local para observar e aprender coisas novas com seus colegas, pares e superiores. Uma genuína Universidade Corporativa para quem está atento e quer aproveitar essa oportunidade para se desenvolver.  Preste muita atenção ao comportamento e falhas dos colegas e a todos os conselhos e orientações que recebe, para crescer e melhorar e, com isso, potencializar seu desempenho.

Mude suas atitudes quando necessário. Ninguém tem a incumbência de ser perfeito. No entanto, você pode utilizar sua inteligência a seu favor, para ser e atuar estrategicamente à medida que identifique alguma atitude ou hábito disfuncional para com seus propósitos, assim, poderá muda-la para algo mais funcional, visando atingir os resultados almejados. Seu sucesso profissional está ligado diretamente à sua capacidade de adaptação aos cenários corporativos e a como sua postura é percebida em seu mercado de trabalho. À medida que você conseguir atuar de forma racional e ser resiliente em seu cotidiano, menos permitirá que os incontroláveis pensamentos negativos atrapalhem seus planos ou o impeça de realizar seus sonhos.

Defina e visualize seu futuro. Saber o que quer e aonde chegará é imperativo para atingir o sucesso em sua carreira. Ao longo de sua trajetória, estabeleça uma visão clara de seus objetivos e rotas de ação para cada meta. Desta forma, ao estabelecer suas metas, você ficará mais motivado a caminhar para conquistar seu sucesso profissional.

Não tenha medo. Não se torne um refém do medo, pois esse é um sentimento advindo de uma crença limitante, disfuncional e que não lhe trará ganho profissional algum.

Atualmente, devido a grande concorrência no mercado de trabalho, faz-se necessário que o profissional se destaque atuando de maneira diferente dos demais. Comumente, atitudes inovadoras (fora da curva), a principio, podem assustar mais do que a postura tradicional que é esperada. Se de fato você acredita naquilo em que está envolvido, não permita que o medo o impeça de ousar e obter resultados positivos. Utilize sempre sua intuição profissional e, o caminho para o seu sucesso fluirá mais naturalmente.

Corra riscos calculados. Quanto mais você estiver disposto a arriscar e aprender com eventuais erros, maiores são as chances de criar algo inovador para a empresa em que atua. Ao conceber uma ideia na qual confie instintivamente, não hesite em apresenta-la ao seu chefe. Ainda que possa dar errado ou mesmo, não ser aceita, o simples fato de confiar em sua intuição e arriscar, pode lhe render alguns bons pontos junto à empresa. 

Não busque atenção o tempo todo. Ainda que sua intenção ou estratégia, seja estar em evidência, pois acredita que “precisa” ser notado em seu ambiente de trabalho, não requisite atenção a todo o momento, pois pode aparentar insegurança ou carência.

Você constatará na prática, que terá a atenção dos chefes quando fizer um bom trabalho, aumentando suas chances de ser reconhecido. Este é um processo natural. A insistente busca por atenção poderá transformar-se em um problema para sua carreira profissional. Quer realmente angariar atenção sutilmente? Deixe que sua postura, ações e resultados falem por você.

Esteja atento e respeite os seus limites. Todo profissional que projeta e desenvolve sua carreira rumo ao sucesso, com certeza, dará o seu melhor para alcançar seus objetivos. Contudo, é importante respeitar seus limites pessoais, descobrindo até onde você pode e deve agir sem que se prejudique física ou emocionalmente.

Não se permita atuar como um workholic, até dá bons resultados inicialmente, mas depois, você descobrirá o real custo de sua falta de limites. Reflita sobre o quanto compensa e quais os ganhos obterá negligenciando tempo com seu namorado(a)/ esposo(a), família, esportes, lazer, dormir e alimentar-se pouco ou mal, por exemplo. Essas atitudes lhe trarão um alto custo físico/ emocional e gerarão impacto negativo em sua produtividade diária. A conquista do sucesso profissional depende de muita disposição, foco, energia, dedicação e perseverança, mas também passa pelo equilíbrio e qualidade de vida.

 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.