Como um conjunto de Engrenagens que de forma sincronizada e perfeita giram em busca de um objetivo, assim é o TPM. Calma não vamos falar da Tensão Pré-Menstrual que assola as mulheres, TPM é a sigla de Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total, que é um sistema desenvolvido a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos.

As letras de TPM tem um significado, T = “Total”: no sentido de eficiência global ou ciclo total de vida útil do sistema de produção e de participação de todos da Empresa. P = “Productive” (Produtiva): significa a busca do limite máximo da eficiência da produção, buscando eliminar as perdas com zero de acidente, zero defeito e zero quebra/falha. M = “Maintenance” (Manutenção): Manutenção no sentido de manter todos os processos operando de forma sustentável, com práticas e métodos bem estabelecidos. 

O TPM foi desenvolvido no Japão, logo após a segunda Guerra Mundial e hoje é uma ferramenta importante utilizada em várias empresas que buscam integrar suas áreas, alavancar seus resultados e melhorar continuamente seus processos, focando nas pessoas, equipamentos e processos. É uma mudança de cultura, de filosofia, que atinge desde a alta direção até o chão de fábrica, integrando-os em pilares que sustentarão os resultados obtidos, atuando na forma organizacional, no comportamento das pessoas de como tratam os problemas, oferecendo métodos, práticas e qualificação para alcançar resultados de forma sustentável e consistente.

Oito Pilares compõe o TPM, sendo eles:

  • ME - Melhoria Específica - Busca alcançar a eficiência máxima do sistema produtivo pela identificação das Grandes Perdas, análise de todos os fatores e fenômenos envolvidos e estabelecimento de ações para sua eliminação. Nele a busca é por Perda Zero, Olhando OEE, Mão de Obra e Custos.
  • MA - Manutenção Autônoma - Busca a capacitação dos operadores de forma a torná-los aptos a promover mudanças no ambiente de trabalho, melhorando os níveis de produtividade e as condições de trabalho. Linha base para o desenvolvimento das atividades TPM. Frase chave: Da Minha máquina cuido eu!
  • MP - Manutenção Planejada - Busca o estabelecimento de um sistema de gerenciamento da disponibilidade dos equipamentos. Realizar eficiência no processo de manutenção para eliminar as grandes perdas. Aqui o Foco é Quebra Zero!
  • ET - Educação e Treinamento -  Objetivo de capacitar as pessoas ao novo papel proposto pelo TPM, através do estabelecimento e desenvolvimento de suas competências. Dá o suporte a todos os pilares através de treinamentos e ferramentas como a Matriz de Habilidades e a Lição de Um Ponto.
  • CI - Controle Inicial - O pilar Controle Inicial está intimamente ligado a aquisição de novos equipamentos, modernização de processos e sistemas, baseando-se em experiência adquirida e aplicando a tais projetos.
  • MQ - Manutenção da Qualidade - Garantir o adequado funcionamento das operações de produção, redigindo novas diretrizes e atuando em conjunto com os demais pilares, para a confecção dos produtos com a qualidade pré-determinada em suas descrições e fichas técnicas, reduzir o índice de reclamações no SAC, incidências e indisponibilidade de qualidade.
  • SHE - Segurança e Meio Ambiente - Busca criar consciência, promover estilos de vida saudáveis,  reduzir as perdas e absenteísmo devido as questões de saúde ocupacional; Atingir zero incidentes e acidentes e 

    sustentabilidade ambiental através do desenvolvimento da capacidade, autonomia, cultura e capacitação do colaborador.

  • ADM - Administrativo - Tem como objetivo a redução das perdas nos processos administrativos, eliminando os retrabalhos e atividades que não agregam valor, gerando aumento na eficiência do negócio. Nestes setores pode ser otimizado todo o fluxo de informações, de modo que exista uma eficiência em comunicação entre a parte administrativa e técnica da empresa.

Como você viu nos pilares apresentados, todas as áreas da empresa participam desse programa. Integração, interação, envolvimento, motivação, autonomia, cultura, metodologia e vontade. O TPM é um grande divisor de águas na vida de uma empresa, mudando completamente o ambiente, agregando satisfação e comprometimento dos funcionários, facilitando os processos, atacando os problemas crônicos, quebrando barreiras entre áreas e principalmente alavancando resultados, mas para ser efetivo e eficiente, é primordial que a alta direção compre a ideia e seja a principal incentivadora do Programa.

Quer mudar a história de sua empresa? Prazer TPM! Grandes empresas do mundo utilizam o TPM como sistema de gestão e tem colhido grandes resultados. Conhecer esse método tão apaixonante e contagiante pode ser o primeiro passo para você entrar na rota delas.

Grande abraço!

Jerônimo Simeão Júnior