“As pessoas se demitem de seus líderes não da instituição”(autor desconhecido)

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas [Lacombe, 2003] .

Um líder de verdade sabe que é um maestro de sua equipe , sabe que precisa ter os melhores tocando seus instrumentos para que tudo possa harmonicamente evoluir. Grandes lideres regem suas instituições de forma que todos consigam entoar a mesma nota, harmônica, continua e evolutiva através do treino e novas aprendizagens. Liderança vai além do “mandar”, vai além dos berros coercitivos , isso é apenas a politica do medo se instalando o que não significa que haja respeito. Essa é apenas a aplicação da politica do manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Quando não há um líder a instituição se cala , principalmente em tempos de crise, não se permite ser criativa , porque tem medo das punições e da demissão, mas, aguarda o “chefe” e a instituição terem prejuízos para fitarem os olhares jocosos de “eu sabia” mas, não aviso porque senão sou agredido ou ignorado.

Para um líder  a empatia , se colocar no lugar do outro, é muito importante , independente do tipo de liderança que se assume porque assim, o líder consegue identificar qual a melhor forma de acessar seus liderados e assim conseguir que o sigam e vistam a camisa de seus projetos ou instituições.

Há vários tipos de lideres, mas, em todos os tipos deve se exercer a empatia, educação, ética e respeito. Parece obvio, mas, infelizmente na prática de muitas instituições ainda não é!!

Lideres formam novos lideres. Lideres cativam, encantam, geram vontade de segui-lo somente pelo exemplo. Um líder não faz prevalecer sua autoridade ao invés disto conquista seu espaço e convence seus liderados a segui-lo na conquista de um objetivo comum.

Um líder conhece seus liderados, ensina o que for preciso e faz o que for necessário se coloca no fronte junto com seus liderados. Consegue encantar seus liderados, conquista por seus argumentos e encanta pelo exemplo. 

“O líder deve ser um facilitador fomentando o espírito de ajuda mútua e cuidando para que seus liderados estejam recebendo desafios à altura de suas motivações” [Joel Dutra]

Um bom líder produz mudanças duradoras que vão além do resultado desejado, um verdadeiro líder desenvolve pessoas e assim elas saberão se motivar para estarem onde estão , buscarem os resultados esperados e “vestir” a camisa da instituição.

O sucesso e a saúde de uma instituição está intimamente ligado as lideranças que possui.

Um líder de verdade sabe reger como maestro sua equipe , que com entusiasmo segue suas orientações e com o mesmo entusiasmo dividem juntos os aplausos dos resultados alcançados.