Durante uma apresentação, seja se apresentar em uma entrevista de emprego, em uma apresentação de resultados da empresa ou em uma palestra.

Existem muuuuitos errinhos que você pode falar e são super comuns.

Vem entender quais são os mais clássicos e ficar atento para a próxima vez que for se apresentar.

Não use siglas: pode ser que alguém não saiba do que esteja falando, então se usar uma sigla, explique seu significado.
 
Não use palavras em outras línguas: Apesar de algumas expressões serem super populares atualmente, Nem todo mundo tem a obrigação de saber diferentes idiomas, então evite, fale toda a apresentação no mesmo idioma.
 
Não diga “Todo mundo aqui sabe, não é mesmo? Por acaso alguém não sabe?”: Assim como a questão da sigla ou de outro idioma, ninguém é obrigado a saber tudo, então evite falar isso. Além do que ninguém vai levantar a mão para falar que não sabe.
 
Não diga “Vou falar UM POUQUINHO”: Quem está te escutando quer que o seu melhor seja falado, aí você fala um “Vou falar um pouquinho...” seu ouvinte já pode pensar “num teve tempo de fazer direito”, “vai falar só mais ou menos”.
 
Não fale “Eu não tive tempo”: As vezes as apresentações podem ser marcadas em cima da hora e você não tem muito tempo para se preparar, seu público não precisa saber disso! Pois assim pode pensar que foi feito de qualquer jeito.
 
Não diga “Eu preciso encerrar porque o tempo acabou”: mostra que você se desorganizou e não cumpriu o tempo que tinha e por isso seu público não vai ter todo o conteúdo. Em vez disso, concluo com os pontos chaves e permaneça a disposição para perguntas.
 
Não diga “ Vou TENTAR resumir”: Não tente, realize! “Eu vou resumir”.
 
Não diga “éééé...nééé...eee...”: Acho que esse disparado o mais comum, a gente achar que não pode fazer silêncio e coloca um éééééé ou néééé´para cubrir espaços ou entre uma frase e outra. Melhor permanecer calado.

 Nesse vídeo expliquei cada item com exemplos, vem ver!

 Um abraço e até o próximo pensamento e vídeo!