Vivemos num mundo cada vez mais interdependente, tudo e todos de uma certa forma estão totalmente interligados. Sabemos que o mais importante e principal ativo das Organizações são suas PESSOAS, pois sem elas não há nações, sociedade, organizações ou mesmo clientes. E o que as pessoas geram que é tão valioso e literalmente indispensável no mundo de hoje? A resposta está pautada em cima de três palavras, DADOS, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO. Onde o DADO, refere-se a um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e na produção da informação. A INFORMAÇÃO, que reflete o resultado de pesquisa sobre um conjunto de dados, seguido de uma análise e apresentado de forma clara como mensagem significativa e contextualizada. E o CONHECIMENTO, que reflete estados mentais que estão em constante transformação, cujos processos associados às articulações são inerentes à mente humana e seu saber.

E qual a importância de se criar a Gestão da Informação? As maiores economias globais, são baseadas na informação, na geração e na disseminação do conhecimento. Onde através de planejamento, processo e entrega, aumentam a sua produtividade, estão em constante desenvolvimento na criação de novas metodologias, e na produção de novos bens, produtos e serviços. Elas trabalham na inovação e criatividade, focando a disrupção de processos e de quebra de paradigmas previamente definidos como verdade absoluta, tendo a competitividade baseada no Tempo Real, sabendo que a curva de inovação deverá ser contínua e cíclica, pois o ciclo de produtos é extremamente reduzido.

E como transformar sua Organização, para se destacar num mercado cada vez mais polarizado, e numa economia global completamente volátil, em ambientes altamente turbulentos? A resposta pode parecer de difícil solução, mas por atuar em organizações de todos os segmentos de pequeno, médio e grande porte, de forma global, afirmo a vocês que, para que isso aconteça, é necessário apenas PLANEJAMENTO e VONTADE!

E como o Planejamento e Vontade, podem criar o ambiente para a criação da GESTÃO DA INFORMAÇÃO? Então vamos a algumas ações que podem te nortear neste sentido: Transforme todos os seus colaboradores em verdadeiros Stakeholders, e reduza os níveis de decisão. Pois desta forma todos passam a ter a responsabilidade sobre o negócio. Pois o trabalho de um reflete e afeta diretamente o resultado do outro, e no resultado geral da equipe. Tenha mais Flexibilidade e Empatia com as pessoas, afinal somos dotados de dois ouvidos e uma boca, e o simples fato de ouvirmos o outro, pode resolver muitos conflitos e entender de forma macro o ambiente. Sem falar nas contribuições que receberemos, independente do cargo, função ou posição hierárquica. Em outras palavras, deixe a arrogância de lado!

Procure adotar um ambiente que permita a inserção, a inclusão e a participação de todos, que contemple a Diversidade, a Pluralidade e o Respeito a todos, independente de suas orientações, e sem qualquer tipo de castas. Implante um ambiente sem divisões, sem salas fechadas e sem paredes! Facilite o processo de Transição e criação de seus Sucessores, não tenha receio de compartilhar conhecimento. Pois por mais que você compartilhe seu conhecimento, a sua experiência de vida é única. E ajudar ao próximo só lhe fará bem! E Potencialize os Talentos das pessoas, faça o empoderamento de cada uma delas, e cresçam juntos, valorizando o Trabalho em Equipe, onde todos serão beneficiados.

#ChangeLives #MoreThanWork #GiGroupHolding 

Pensem nisso e até a próxima!

SOBRE O AUTOR:

José Renato Alverca

É Business Division Manager da Gi Group.

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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