Glaucoma Pode Cegar - Descubra a Tempo

Publicado em 11/03/2019
704 visualizações

Pois hoje falaremos da prevenção da cegueira causada pelo Glaucoma. Nos Dias 10 a 16 de março ocorre a Semana Mundial de Prevenção ao Glaucoma e este vídeo tem o objetivo de te alertar sobre essa grave doença que causa cegueira O glaucoma é uma doença silenciosa e sem sintomas iniciais, quando o paciente sente a perda da visão significa que a doença já está avançada.

Ele atinge 2-3 % da população brasileira e o mais assustador é q 70 % não sabem . Ela provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, e na maioria das vezes o paciente apresenta pressão intraocular elevada. O glaucoma é a maior causa de cegueira evitável na fase adulta. E grande problema é que as pessoas procuram o oftalmologista quando sente que seu grau está fraco ou quando a coisa já está literalmente preta...

Está gostando desse assunto, então já vai me deixando seu like... Atendo pacientes que ficam 2, 3, 4 anos sem.consulta e quando pergunto pq todo esse intervalo a justificativa é que meu grau não aumentou e é nesses intervalos que essa doença traiçoeira leva o paciente à cegueira irreversível. Não temos como prevenir o Glaucoma, mas temos como prevenir que suas consequências leve à perda da visão e a única maneira de fazer isso é a pessoas realizar suas consultas oftalmologicas periodicamente. O tratamento do glaucoma é feito com colírios e controle da pressão intra ocular.

Em.casos da pressão intra ocular não conseguir ser controlada com colírio a cirurgia é uma opção. Outro ponto importantíssimo é que o Glaucoma é uma doença hereditária, quem tem alguém na família deve ficar mais alerta ainda, pois se vc tem um parente de primeiro grau , tem 8 a 10 x mais chances de desenvolver a doença .

Não se silencie igual a essa doença, Compartilhe, comente, marque seus amigos e faça com que essa mensagem alcance o maior número de pessoas .

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.