Dados Pessoais

Nome Completo: Itacir Alves Nascimento
Data nascimento: 14/03/1967 (52 anos)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Estado: São Paulo
Cidade: Cotia
Email: itacir.tln@terra.com.br

Experiência Profissional

Trabalha ou já trabalhou no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos?

Já trabalhei no Mercado Farmacêutico, de Saúde ou cosméticos

Experiência Profissional n° 1

Empresa: YAMANA GOLD
Período: 03/2016 - 09/2018 (2 anos e 6 meses)
Último Cargo: GERENTE FINANCEIRO E CONTROLLER
Último Salário: 21.000,00
Atribuições no cargo: Reporte ao gerente geral e CFO corporativo| Equipe: 01 colaborador direto, 40 indiretos.
Assegurar as funções financeiras e Mine Controller (unidade de Jacobina- BA) contemplando a gestão de Planejamento & Análises, Planejamento e Controle da Produção, Suprimentos e Armazém, Custos, Contabilidade e Fiscal, Administração de contratos e Tecnologia da Informação para suportar o processo de decisão.
? Responsável pelo Orçamento de Custeio de U$S 101.0MM milhões + Capex U$S 42.0MM, Warehouse/stocks U$S 10.0MM da unidade de Jacobina (BA), contemplando a gestão tributária, custos, contabilidade (incluindo obrigações com a CVM- Canadá), Administração de Contratos, para suportar o processo de decisão da gerência geral e suas Vice-Presidências, além de assegurar uniformidade de critérios e procedimentos tributários.
? Responsável pelas atividades de tesouraria local e o fluxo de caixa da operação.
? Responsável por assegurar o controle e gestão sobre os procedimentos, controles e qualidade das demonstrações financeiras. Apresentação das demonstrações financeiras societárias/publicações e obrigações CVM = parecer sem ressalvas da auditoria externa.
? Realização de capturas utilizando a metodologia SIX/SIGMA viabilizando e contribuindo com as margens de contribuição, com ganho capturado de U$S 3.5MM validado internamente e por consultoria externa (SETA).
? Elaboração de estudo e viabilidade para adequação dos estoques (MRO + Insumos) para adequar cobertura, giro de estoque, visando melhorar o capital de giro U$S 1.5 MM.
? Elaboração da proposta e revisão do estoque para ampliação dos principais insumos e MRO, motivo de paralizações no Brasil.
? Participação em proposta de repatriação de empréstimos, juros sobre capital próprio, Revisão da Lei do Bem (MCT – Pesquisa & Desenvolvimento).
? Elaboração de estudo para revisão dos processos e aplicação de Ordem de produção e Lucros e Perdas do custo por mina.

Experiência Profissional n° 2

Empresa: J. Macedo S.A
Período: 11/2011 - 09/2015 (3 anos e 10 meses)
Último Cargo: Gerente de Controladoria
Último Salário: 23.000,00
Atribuições no cargo: J.MACEDO S/A – 11/2011 a 09/2015
Empresa nacional que atua no mercado de alimentos com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão. É detentora das marcas Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini, entre outras.

Gerente de Controladoria
Reporte ao CFO | Equipe: 8 colaboradores diretos, 120 indiretos
? Responsável por Orçamento de Custeio de R$ 10,2 milhões e pelas funções corporativas de controladoria (todas as unidades fabris e departamentos da matriz), contemplando a gestão tributária, custos, contábil (incluindo obrigações com a CVM), suporte administrativo, administração de contratos, para suportar o processo de decisão das Diretorias e do Conselho de Administração e dos Acionistas, além de assegurar uniformidade de critérios e procedimentos tributários.
? Busca de redução do impacto da carga tributária, mediante acompanhamento da legislação específica, planejamento tributário, incentivos e recuperação de impostos. Obtenção de incentivos fiscais corporativos e ganho tributário efetivo.
? Responsável por assegurar o controle e gestão sobre os procedimentos, controles e qualidade das demonstrações financeiras. Apresentação das demonstrações financeiras societárias/publicações e obrigações CVM = parecer sem ressalvas da auditoria externa.
? Adequação de procedimentos e controles internos, parceria com suporte de TI e logística para fortalecimento de processos e mapeamento de melhores cenários de distribuição.
? Elaboração de estudo de viabilidade contribuindo com as margens de contribuição através de capturas fiscais e solicitação/melhoria de incentivos, junto às secretarias da fazenda da Bahia, Ceará João Pessoa, Recife e Paraná, com ganho potencial capturado de R$ 17 MM, nos últimos 3 anos.

Experiência Profissional n° 3

Empresa: Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A
Período: 02/2009 - 06/2011 (2 anos e 4 meses)
Último Cargo: Gerente de Contabilidade e Fiscal
Último Salário: 16.000,00
Atribuições no cargo: Reporte ao CFO | Equipe: 23 colaboradores
? Responsável pelo CSC - Centro de Serviços Compartilhado, abrangendo as áreas de Contabilidade e Fiscal das empresas do grupo Aché Laboratórios, Biosintética e suas coligadas, garantindo que as demonstrações contábeis fossem adequadamente preparadas, de acordo com os princípios do IAS/IFRS, CPCs, Brazilian GAAP / Lei 6.404/76 e 11.638/07.
? Reporte dos resultados, gerenciais e societários, para diretoria e publicação trimestral no formato CVM para atendimento do mercado.
? Condução de estudos de viabilidade em busca de melhores margens junto às áreas Comerciais e Marketing.
? Elaboração de estudo de viabilidade fiscal, aprovado pelo conselho fiscal, para captura de incentivos fiscais, com ganho potencial provável de R$ 80 milhões.
? Realização de proposta de redução de pagamento para PIS e COFINS utilizando o conceito full-service para produtos farmacêuticos da lista "negativa" com ganho potencial de R$ 53 milhões.
? Elaboração de estrutura do modelo fiscal e tributário para vendas de produtos cosméticos, otimizando o pagamento de PIS e COFINS na cadeia de produção.
? Elaboração de estudo de viabilidade otimizando as margens de rentabilidade para permitir acesso dos programas de fidelidade da indústria farmacêutica.
? Revisão da Lei do Bem (Incentivo à Inovação Tecnológica), gerando ganho de R$ 500 mil.
? Formalização de parcerias utilizando os benefícios da Lei Rouanet e PROAC.
? Liderança de incorporação de empresa do grupo para aproveitamento de crédito de IRRF no valor de R$ 6 milhões e saving de R$ 1 milhão.
? Revisão do sistema SAP, destaque dos processos (SD/MM, reflexo na contabilidade, custos e fiscal).
? Estruturação da área de Atendimento a Representantes, RDVs., e indicadores de desempenho da área).

Experiência Profissional n° 4

Empresa: AstraZeneca do Brasil Ltda.
Período: 10/1989 - 07/2008 (18 anos e 9 meses)
Último Cargo: Gerente de Contabilidade e Reporting
Último Salário: 13.000,00
Atribuições no cargo: ? Responsável pelas áreas de Contabilidade, Custos e Impostos Diretos e pela implementação de procedimentos de Governança Corporativa na área Financeira para atendimento à lei Sarbanes Oxley–SOX 404. Reporte de resultados para a matriz (Profit & Loss, Working Capital, Balance Sheet).
? Participação na implantação das DFPs., padronização do grupo AstraZeneca, para uniformizar o reporte.
? Gerenciamento dos níveis de exposição de transfer price no Brasil, visando adequar o fluxo de caixa com as subsidiárias e planejamento tributário (legislação local e internacional), com impacto de redução de impostos de R$ 20 milhões.
? Responsável por garantir a acuracidade na apuração dos impostos diretos e indiretos, normatização da legislação e compliance das obrigações acessórias. Elaboração e revisão do IRPJ e DIPJ.
? Condução de análises financeiras, elaboração e avaliação de relatórios (USGAAP, IAS/IFRS).
? Participação na implantação dos ERPs BPCS e SAP e respectivos upgrades.

Mini CV

30 anos de carreira em Controladoria Financeira, atuando nas áreas de Contabilidade, Custos, Tesouraria, Fiscal e Planejamento Tributário em empresas dos segmentos Mineração, Alimentos e Farmacêutico.
Experiência no reporte de resultados em BRGAAP, IAS/IFRS, USGAAP, CPCs, acompanhamento do planejamento orçamentário, fluxo de caixa e planejamento fiscal & tributário, destaque para adequação de malha tributária, preços de transferência, propostas de juros sobre capital e remessa de dividendos.
Experiência em funções corporativas de controladoria, PCP e Suprimentos, visando assegurar uniformidade de critérios e procedimentos para área financeira e unidades fabris.
Reporte dos resultados, gerenciais e societários, para diretoria e publicação trimestral no formato CVM para atendimento do mercado.
Habilidade em projetos com incentivos fiscais, melhoria junto às áreas Logística, Comercial e Marketing.
Experiência na implementação de sistemas integrados SAP, BPCS e respectivos upgrades.
Implementação de procedimentos de Governança Corporativa na área Financeira para atendimento à lei Sarbanes Oxley – SOX 404.
Participação em processos de fusão, incorporação e cisão, com destaque na análise e redesenho dos processos fiscais e impactos tributários.

MBA, Gestão Estratégica na FIA USP, MBA, Finanças & Controladoria no INPG, graduado em Ciências Contábeis (CRC ativo), 48 anos.

Formação

Formação n° 1

Escolaridade: MBA
Curso: Gestão Estrategica
Situação: Concluído
Período: 03/2010 - 07/2011
Nome da instituição: FIA USP

Formação n° 2

Escolaridade: Nível Superior
Curso: Ciências Contábeis
Situação: Concluído
Período: 01/1991 - 12/1994
Nome da instituição: Instituto de Educação Costa Braga

Idiomas

Inglês:Intermediário
Espanhol:Básico

Informações Complementares

Diversos cursos, como Marketing (ESPM), Programa de Desenvolvimento de Líderes (Dom Cabral), Governança Corporativa (IRR), Introdução à Mentalidade Enxuta (Lean Institute Brasil), etc

Área de Interesse

Área:Administração - Todas as Áreas & Departamentos
Cargos: Controller
Gerente Fiscal
Gerente Financeiro(a)
Nível hierárquico:Gerência
Pretensão salarial:De R$ 20.000,01 a R$ 21.000,00